Repository logo
 
Publication

A perceção dos estudantes finalistas e dos docentes quanto ao desenvolvimento de competências gerais nos cursos superiores do 1º ciclo de Contabilidade: uma análise multivariada

dc.contributor.authorDomingos, Alexandra
dc.contributor.authorSarmento, Manuela
dc.contributor.authorDuarte, Manuela
dc.date.accessioned2019-07-09T16:09:16Z
dc.date.available2019-07-09T16:09:16Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionComunicação em Conferênciapt_PT
dc.description.abstractQuer a nível nacional, quer internacional, o conceito de competência tem assumido grande visibilidade, demonstrando um novo entendimento do papel da escola e da formação face a uma sociedade em permanente mudança. O objetivo deste estudo é analisar a perceção dos estudantes finalistas e dos docentes de Contabilidade quanto ao desenvolvimento de competências gerais nos cursos do 1.º ciclo de Contabilidade, em instituições de ensino superior portuguesas. Para atingir este objetivo, construiu-se um questionário de competências associadas ao ensino superior da Contabilidade, aplicado a uma amostra de 345 estudantes finalistas e 155 docentes de Contabilidade. As respostas obtidas foram analisadas estatisticamente e tratadas pela análise fatorial, método das componentes principais. A análise aos resultados permite concluir que, na perspetiva dos estudantes finalistas, a dimensão “trabalho em equipa e tolerância à pressão” (xm=5,44) é a mais desenvolvida, considerando os docentes que os estudantes desenvolvem mais a dimensão “resolução de problemas” (xm=6,14).pt_PT
dc.description.abstractBoth nationally and internationally, the concept of competence has become highly visible, demonstrating a new understanding of the role of school and training in the face of a constantly changing society. The objective of this study is to analyze the perception of final-year students and accounting teachers regarding the development of general competences in the courses of the 1st cycle of Accounting in Portuguese higher education institutions. To achieve this goal, a competency questionnaire associated with higher education in Accounting was constructed, applied to a sample of 345 finalist students and 155 accounting teachers. The obtained answers were analyzed statistically and treated by the factorial analysis, principal component method. The analysis of the results allowed us to conclude that, from the perspective of the finalist students, the dimension "teamwork and pressure tolerance" (xm=5,44) is the most developed. On the other hand, accounting teachers consider that the dimension "problem solving" (xm=6,14) is the most developed by the students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbnISBN 978-972-8681-72-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10283
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherXXVIII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica – Interioridade e Competitividade: desafios globais da gestãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEducação em Contabilidadept_PT
dc.subjectCompetências em Contabilidadept_PT
dc.subjectPerceção dos estudantespt_PT
dc.subjectPerceção dos docentespt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectAccounting educationpt_PT
dc.subjectAccounting skillspt_PT
dc.subjectStudent's perceptionpt_PT
dc.subjectTeachers' perceptionpt_PT
dc.titleA perceção dos estudantes finalistas e dos docentes quanto ao desenvolvimento de competências gerais nos cursos superiores do 1º ciclo de Contabilidade: uma análise multivariadapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGuardapt_PT
oaire.citation.endPage65pt_PT
oaire.citation.startPage45pt_PT
oaire.citation.titleXXVIII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica – Interioridade e Competitividade: desafios globais da gestãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2018_JLEGC_2018_paper_6_ADomingos.pdf
Size:
725.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: