Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da aquisição das competências técnicas instrumentais básicas: o ensino do violoncelo do 1º. ao 5º. grau na Academia de Música de Lagos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de estágio barbara santos.pdf1.88 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - Será realizada a exposição do estágio curricular supervisionado de ensino de violoncelo inserido no Mestrado de Ensino em Música, orientado pela Professora Irene Lima no ano letivo de 2015/2016, na Academia de Música de Lagos, no Algarve. Nesta primeira secção do relatório de estágio será realizada a descrição da escola, o meio onde se insere, a caraterização de três alunas selecionadas (com idades compreendidas entre os 10 e 15 anos), a descrição da atividade letiva ministrada, incluindo as metodologias adotadas a cada aluna e a análise crítica da atividade docente, onde a mestranda, posteriormente à sua autoavaliação, apresentará os aspetos positivos e negativos de modo a que futuramente possam ser corrigidos e aperfeiçoados.
Resumo II (Investigação) - A segunda parte englobará a descrição do projeto de investigação sobre a importância das principais bases técnicas do violoncelo no Ensino Básico – 1º ao 5º grau. Será abordada a orientação de um professor como a planificação e organização da aula, as ferramentas que deverá comportar para uma boa transmissão de conhecimentos, a constante observação-ação perante o aluno, as metodologias e estratégias a adotar consoante os pormenores técnicos. Apresentar-se-á uma revisão da literatura sobre a técnica de base do violoncelo: postura corporal, trabalho do ouvido, posição e coordenação de ambas as mãos, trabalho de som, articulação, mudanças de posição e vibrato. Esta temática englobará metodologias teóricas e práticas de diversos violoncelistas: Christopher Bunting, Elias Arizcuren, Els Knaven-Rats, Gerhard Mantel, Maurice Eisenberg, Paul Tortelier, Vitor Sazer e William Pleeth. Salienta-se que, apesar de alguns contrastes a nível teórico, os métodos assemelham-se na prática. Esta investigação permitiu conhecer e analisar profunda e teoricamente o que até então tinha sido lecionado à mestranda e pela mestranda.
Abstract I (Teaching) - It will be realized a supervised internship report of cello teaching comprised in the Master Degree of Music Education, during the academic year of 2015/2016, overseen by Professor Irene Lima, at the Academia de Música de Lagos, Algarve. The first section of the internship report will include a description of the school, the environment on which it operates, the characterization of three selected students (aged between 10 and 15) and the description of the given teaching activity. Related to the given teaching activity are included the methods chosen for each student and the critical analysis. The graduate student, after a self-assessment, will present both the positive and negative aspects in order to be corrected and improved in the future.
Abstract II (Research) - The second part will include a description of the research project on the importance of the main technical bases of cello during the Basic Education - 1st to 5th grade. It will be addressed the guidance of a teacher as the planning and organization of the class, the tools he should have at his disposal for a good passing of knowledge, a constant relation between observation and action towards the student, the methods and strategies to adopt depending on the technical details. A literature’s review of the cello basic technique will be presented: posture, ear training, position and coordination of both hands, sound work, articulation, position changes and vibrato. This theme will cover theoretical methodologies and practices of many cellists: Christopher Bunting, Elias Arizcuren, Els Knaven-Rats, Gerhard Mantel, Maurice Eisenberg, Paul Tortelier, Vitor Sazer and William Pleeth. It should be noted that although containing some contrasts on the theoretical level, in practice these methods are very similar. This research helped to identify and analyse deeply and theoretically what until then had been taught to and by the master’s graduated student.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Violoncelo Técnica de base Aprendizagem Métodos de ensino Cello Base technique Apprenticeship Teaching methods

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License