Repository logo
 
Publication

Comportamentos pró-sociais das crianças pequenas: as interações do grupo de jardim de infância

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorVieira, Carlota Alexandra Rodrigues
dc.date.accessioned2019-02-12T11:53:09Z
dc.date.available2019-02-12T11:53:09Z
dc.date.issued2018-04-26
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada num contexto de Jardim de Infância durante, sensivelmente, quatro meses. O principal objetivo do mesmo prende-se com a análise crítica e reflexiva de todo o processo desenvolvido na intervenção. Ao longo da mesma pude observar as relações sociais entre as crianças e o estabelecimento de várias interações entre as mesmas, dando continuidade à problemática de investigação, definida na minha anterior Prática Profissional Supervisionada em Creche, relacionada com a existência de comportamentos pró-sociais em crianças pequenas. O ser humano é, por si só, um ser comunicativo, que interage e estabelece relações sociais com os outros. Ao frequentarem a creche e o jardim de infância, as crianças interagem com outras crianças e com adultos, estabelecendo relações sociais e, consequentemente, desenvolvendo competências a esse nível. Mas a socialização entre crianças pequenas é motivo de reflexão e questionamento, uma vez que é espectável que ainda estejam a desenvolver a conceção do “eu com o outro” e do “eu para o outro”, sendo a interação entre pares um processo a que é atribuída certa complexidade.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report emerges from Supervised Professional Practice in a Kindergarten context for approximately four months. The main objective of this work is the critical and reflexive analysis of the entire process developed in the intervention. Throughout it I was able to observe the social relationships between children and the establishment of various interactions among them, giving continuity to the research problem, defined in my previous Supervised Professional Practice in a daycare center, related to the existence of pro-social behaviors in children. The human being is a communicative being, who interacts and establishes social relations with others. By attending daycare center and Kindergarten, children interact with other children and with adults, establishing social relationships and, consequently, developing skills at that level. But the socialization among children of this age group is a reason for reflection and questioning, since it is likely that they are still developing the concept of "I with the other" and "I for the other", being the interaction between pairs a process that is attributed complexity.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVieira, C. R. (2018). Comportamentos pró-sociais das crianças pequenas: as interações do grupo de jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9482pt_PT
dc.identifier.tid202029476
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9482
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectInterações sociaispt_PT
dc.subjectComportamentos pró-sociaispt_PT
dc.subjectProfissionalidade docentept_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectSocial interactionspt_PT
dc.subjectPro-social behaviorspt_PT
dc.subjectProfessionalismpt_PT
dc.titleComportamentos pró-sociais das crianças pequenas: as interações do grupo de jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório_PPSII_CarlotaVieira_2016106.pdf
Size:
506.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: