Repository logo
 
Publication

Teatro de personagens

dc.contributor.advisorRosa, Armando Nascimento
dc.contributor.authorGalhano, Flavio Celso Novaes
dc.date.accessioned2015-01-12T10:59:21Z
dc.date.available2015-01-12T10:59:21Z
dc.date.issued2014-12-17
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em encenaçãopor
dc.description.abstractEsta dissertação é sobre uma linha de concepção teatral na qual os elementos do texto e a direção de atores se tornam a base do espetáculo. Um “Teatro de Personagens” que considera os demais componentes da encenação com esse ponto de partida, trabalhando em comunhão com esse processo. Pretende-se analisar os fundamentos e caminhos da encenação, no que se refere à observação da importância do texto e ao trabalho dos atores. Para tanto, um panorama geral da encenação é traçado desde a Grécia antiga até o teatro contemporâneo, a partir desses dois quesitos – texto e trabalho com os atores – como diretriz essa reflexão, utilizando fundamentação teórica baseada no trabalho de encenadores, artistas, autores e preparadores de atores como Stanislavski e Grotowski, entre outros que apresentam afinidades com o tema até que se chegue ao período contemporâneo. Em seguida, traça-se a relação deste trabalho reflexivo com a prática do autor desta dissertação.por
dc.description.abstractABSTRACT - This dissertation is about a line of theatrical conception in which the elements of the text and the direction of the actors become the base of the show. A “Theatre of Characters” that considers the other components of the theatre direction starting from that point and working in communion with the results of that process. It's intended to analyze the fundamentals and ways of theatre direction, regarding to the observation of the text's importance and the actor's work. To this end, an overview of the staging work is drawn since ancient Greece to the contemporary theatre, considering those two items – text and cast work – as a route to this reflection, using theoretical foundation based on the work of directors, artists, authors and trainers of actors like Stanislavski and Grotowski, among others who have affinities with the theme, until it reaches the contemporary period. Then we'll establish the relationship of this reflective work with the practice of this dissertation's author.por
dc.identifier.tid201009951
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4143
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectArtes performativaspor
dc.subjectEncenaçãopor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectTrabalho do actorpor
dc.subjectTexto teatralpor
dc.subjectDirecção de actorespor
dc.subjectCharacter
dc.subjectActor
dc.subjectScript
dc.subjectDirection of actors
dc.titleTeatro de personagenspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapor
oaire.citation.titleTeatro de personagenspor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_Teatro_de_Personagens_2014.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: