Repository logo
 
Publication

O contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousa

dc.contributor.advisorGarcia, Vítor
dc.contributor.authorVieira, La Salete
dc.date.accessioned2024-03-07T10:57:24Z
dc.date.available2024-03-07T10:57:24Z
dc.date.issued2022-12
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado a Escola Superior de Dança com vista a obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente estudo, enquadrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD), teve por âmbito a análise do impacto dos conceitos Alignment, Succession, Opposition, Fall, Weight, Recovery, Rebound, Suspension e Isolation, associados à Dança Contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na Técnica de Dança Clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com uma fase de observação, que se revelou essencial para a determinação dos conteúdos e estratégias a aplicar tanto na fase de participação acompanhada como, posteriormente, na fase da lecionação autónoma. Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, diário de bordo, caderno do aluno, grupo focal e registos de vídeo e fotografia, analisados de acordo com a metodologia aplicada. Este estudo teve como finalidade demonstrar que a aplicação dos conceitos de movimento, quando associados à Dança Contemporânea e incorporados na Técnica de Dança Clássica contribuem para uma melhoria na qualidade do movimento dos alunos. Apesar destes conceitos serem transversais às duas Técnicas de Dança, pretende-se promover o entendimento dos mesmos, levando o aluno a pensar a Técnica de Dança Clássica sob uma perspetiva diferente, encontrando uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária ao aluno em formação, e, mais tarde, ao bailarino com versatilidadept_PT
dc.description.abstractABSTRACT - O presente estudo, enquadrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD), teve por âmbito a análise do impacto dos conceitos Alignment, Succession, Opposition, Fall, Weight, Recovery, Rebound, Suspension e Isolation, associados à Dança Contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na Técnica de Dança Clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com uma fase de observação, que se revelou essencial para a determinação dos conteúdos e estratégias a aplicar tanto na fase de participação acompanhada como, posteriormente, na fase da lecionação autónoma. Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, diário de bordo, caderno do aluno, grupo focal e registos de vídeo e fotografia, analisados de acordo com a metodologia aplicada. Este estudo teve como finalidade demonstrar que a aplicação dos conceitos de movimento, quando associados à Dança Contemporânea e incorporados na Técnica de Dança Clássica contribuem para uma melhoria na qualidade do movimento dos alunos. Apesar destes conceitos serem transversais às duas Técnicas de Dança, pretende-se promover o entendimento dos mesmos, levando o aluno a pensar a Técnica de Dança Clássica sob uma perspetiva diferente, encontrando uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária ao aluno em formação, e, mais tarde, ao bailarino com versatilidade.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVieira, L.S. (2022). O contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17183pt_PT
dc.identifier.tid203545850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17183
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDança contemporâneapt_PT
dc.subjectDança clássicapt_PT
dc.subjectConceitos de movimentopt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectContemporary dance
dc.subjectMovement concepts
dc.subject.otherClassical dance
dc.subject.otherInterdisciplinarity
dc.titleO contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
LaSaleteVieira.pdf
Size:
43.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: