Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LaSaleteVieira.pdf43.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo, enquadrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD), teve por âmbito a análise do impacto dos conceitos Alignment, Succession, Opposition, Fall, Weight, Recovery, Rebound, Suspension e Isolation, associados à Dança Contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na Técnica de Dança Clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com uma fase de observação, que se revelou essencial para a determinação dos conteúdos e estratégias a aplicar tanto na fase de participação acompanhada como, posteriormente, na fase da lecionação autónoma. Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, diário de bordo, caderno do aluno, grupo focal e registos de vídeo e fotografia, analisados de acordo com a metodologia aplicada. Este estudo teve como finalidade demonstrar que a aplicação dos conceitos de movimento, quando associados à Dança Contemporânea e incorporados na Técnica de Dança Clássica contribuem para uma melhoria na qualidade do movimento dos alunos. Apesar destes conceitos serem transversais às duas Técnicas de Dança, pretende-se promover o entendimento dos mesmos, levando o aluno a pensar a Técnica de Dança Clássica sob uma perspetiva diferente, encontrando uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária ao aluno em formação, e, mais tarde, ao bailarino com versatilidade
ABSTRACT - O presente estudo, enquadrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD), teve por âmbito a análise do impacto dos conceitos Alignment, Succession, Opposition, Fall, Weight, Recovery, Rebound, Suspension e Isolation, associados à Dança Contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na Técnica de Dança Clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com uma fase de observação, que se revelou essencial para a determinação dos conteúdos e estratégias a aplicar tanto na fase de participação acompanhada como, posteriormente, na fase da lecionação autónoma. Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, diário de bordo, caderno do aluno, grupo focal e registos de vídeo e fotografia, analisados de acordo com a metodologia aplicada. Este estudo teve como finalidade demonstrar que a aplicação dos conceitos de movimento, quando associados à Dança Contemporânea e incorporados na Técnica de Dança Clássica contribuem para uma melhoria na qualidade do movimento dos alunos. Apesar destes conceitos serem transversais às duas Técnicas de Dança, pretende-se promover o entendimento dos mesmos, levando o aluno a pensar a Técnica de Dança Clássica sob uma perspetiva diferente, encontrando uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária ao aluno em formação, e, mais tarde, ao bailarino com versatilidade.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado a Escola Superior de Dança com vista a obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Dança contemporânea Dança clássica Conceitos de movimento Interdisciplinaridade Contemporary dance Movement concepts

Citation

Vieira, L.S. (2022). O contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17183

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança