Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
43.35 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo, enquadrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado
pela Escola Superior de Dança (ESD), teve por âmbito a análise do impacto dos conceitos
Alignment, Succession, Opposition, Fall, Weight, Recovery, Rebound, Suspension e Isolation,
associados à Dança Contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na Técnica de
Dança Clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de Dança do
Conservatório de Dança do Vale do Sousa.
Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com uma fase de
observação, que se revelou essencial para a determinação dos conteúdos e estratégias a aplicar
tanto na fase de participação acompanhada como, posteriormente, na fase da lecionação
autónoma. Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como grelhas de
observação, diário de bordo, caderno do aluno, grupo focal e registos de vídeo e fotografia,
analisados de acordo com a metodologia aplicada.
Este estudo teve como finalidade demonstrar que a aplicação dos conceitos de
movimento, quando associados à Dança Contemporânea e incorporados na Técnica de Dança
Clássica contribuem para uma melhoria na qualidade do movimento dos alunos. Apesar destes
conceitos serem transversais às duas Técnicas de Dança, pretende-se promover o entendimento
dos mesmos, levando o aluno a pensar a Técnica de Dança Clássica sob uma perspetiva
diferente, encontrando uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária ao aluno em
formação, e, mais tarde, ao bailarino com versatilidade
ABSTRACT - O presente estudo, enquadrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD), teve por âmbito a análise do impacto dos conceitos Alignment, Succession, Opposition, Fall, Weight, Recovery, Rebound, Suspension e Isolation, associados à Dança Contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na Técnica de Dança Clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com uma fase de observação, que se revelou essencial para a determinação dos conteúdos e estratégias a aplicar tanto na fase de participação acompanhada como, posteriormente, na fase da lecionação autónoma. Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, diário de bordo, caderno do aluno, grupo focal e registos de vídeo e fotografia, analisados de acordo com a metodologia aplicada. Este estudo teve como finalidade demonstrar que a aplicação dos conceitos de movimento, quando associados à Dança Contemporânea e incorporados na Técnica de Dança Clássica contribuem para uma melhoria na qualidade do movimento dos alunos. Apesar destes conceitos serem transversais às duas Técnicas de Dança, pretende-se promover o entendimento dos mesmos, levando o aluno a pensar a Técnica de Dança Clássica sob uma perspetiva diferente, encontrando uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária ao aluno em formação, e, mais tarde, ao bailarino com versatilidade.
ABSTRACT - O presente estudo, enquadrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD), teve por âmbito a análise do impacto dos conceitos Alignment, Succession, Opposition, Fall, Weight, Recovery, Rebound, Suspension e Isolation, associados à Dança Contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na Técnica de Dança Clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com uma fase de observação, que se revelou essencial para a determinação dos conteúdos e estratégias a aplicar tanto na fase de participação acompanhada como, posteriormente, na fase da lecionação autónoma. Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, diário de bordo, caderno do aluno, grupo focal e registos de vídeo e fotografia, analisados de acordo com a metodologia aplicada. Este estudo teve como finalidade demonstrar que a aplicação dos conceitos de movimento, quando associados à Dança Contemporânea e incorporados na Técnica de Dança Clássica contribuem para uma melhoria na qualidade do movimento dos alunos. Apesar destes conceitos serem transversais às duas Técnicas de Dança, pretende-se promover o entendimento dos mesmos, levando o aluno a pensar a Técnica de Dança Clássica sob uma perspetiva diferente, encontrando uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária ao aluno em formação, e, mais tarde, ao bailarino com versatilidade.
Description
Relatório Final de Estágio apresentado a Escola Superior de Dança com vista a
obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
Keywords
Dança contemporânea Dança clássica Conceitos de movimento Interdisciplinaridade Contemporary dance Movement concepts
Citation
Vieira, L.S. (2022). O contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17183
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança