Publication
Contributos para uma interdisciplinaridade entre Matemática e Literacia Visual
dc.contributor.author | Loureiro, Cristina | |
dc.contributor.author | Guerra, Cecília | |
dc.contributor.author | Castro, Sílvia | |
dc.contributor.author | Pereira, Teresa Matos | |
dc.date.accessioned | 2023-07-17T08:47:26Z | |
dc.date.available | 2023-07-17T08:47:26Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Esta comunicação está integrada no projeto MARTE1618 cujo principal objetivo é o estudo da ligação entre a Matemática e a Educação Artística/Expressão Plástica, através da realização de experiências de aprendizagem. Este projeto de investigação/ação iniciou-se com a realização de uma ação de formação para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, sendo estes formandos os responsáveis pelas experiências a realizar com crianças. As questões de investigação estão orientadas para a caracterização das tarefas utilizadas nas experiências realizadas, para a identificação de conteúdos de ensino trabalhados, bem como para a caracterização das experiências e das condições em que decorrem. A primeira edição da formação reforçou o interesse de desenvolver a componente de investigação do projeto e proporcionou contributos para continuar a ação formativa a dois níveis, realizando futuras ações de continuidade com os mesmos formandos e de replicação com novos formandos. No que diz respeito à componente de investigação, destaca-se a necessidade de melhorar os seus objetivos e de ampliar as linhas de fundamentação teórica do projeto. Este projeto está também ligado à unidade curricular de Arte e Matemática do Mestrado de Educação Artística. A equipa de investigação do projeto integra especialistas de Educação Matemática e de Artes Visuais da ESE e uma educadora de infância que colabora com a instituição. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Loureiro, C., Guerra, C., Castro, S. & Pereira, T. (2016). Contributos para uma interdisciplinaridade entre Matemática e Literacia Visual. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos, Livro de Atas do EIEM 2016 - Encontro em Investigação em Educação Matemática - Recursos na Educação Matemática (EIEM 16, 19-20 Novembro 2016) (pp. 99-112), Universidade de Évora. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16303 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia visual | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens transversais | pt_PT |
dc.subject | Experiências de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Contributos para uma interdisciplinaridade entre Matemática e Literacia Visual | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 112 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 99 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Atas do EIEM 2016 - Encontro em Investigação em Educação Matemática - Recursos na Educação Matemática (EIEM 16, 19-20 Novembro 2016) | pt_PT |
person.familyName | Loureiro | |
person.familyName | Matos Pereira | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | Teresa | |
person.identifier.ciencia-id | 4A1C-9290-92E0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7343-6444 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4028-4891 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 245e619d-43f0-44fd-9bff-7288172fd4d0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 245e619d-43f0-44fd-9bff-7288172fd4d0 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 113_Contributos para uma interdisciplinaridade entre Matemática e Literacia Visualatas_EIEM_2016.pdf
- Size:
- 2.02 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: