dc.contributor.author | Ferreira, Joana Vaz | |
dc.contributor.author | Matos, Joana | |
dc.contributor.author | Antunes, Sandra Sofia Pereira | |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T10:23:15Z | |
dc.date.available | 2023-10-26T10:23:15Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Versa o presente artigo sobre princĆpios, processos e prĆ”ticas em educação artĆstica, desenvolvidos com os estudantes do 1Āŗ ano de Licenciatura em Educação BĆ”sica. Regressados de uma experiĆŖncia de escola em desmaterialização, propusemos caminhos trilhados por Lourdes Castro como indutor. Pareceu-nos entĆ£o um referente significativo, marcando o recomeƧo da atividade letiva em modo presencial, pela multiplicidade de processos empregues pela artista para o repensar a realidade ā revisitamos agora o trabalho desenvolvido pelos estudantes, como tributo Ć visĆ£o de sentido transformador que Ć© legado de Lourdes Castro. Metodologicamente assumimos a importĆ¢ncia da experimentação de processos artĆsticos na formação do futuro educador e o confronto com problemĆ”ticas de Ćndole artĆstica num processo de Arts Based Educational Research. Considerando, alĆ©m da produção, a prĆ”tica artĆstica como processo de problematização, observĆ”-la-emos estruturante da construção do pensamento, declarando assim os processos criativos como recursos investigativos e de descoberta. Desta forma, propomos como referente a obra de Lourdes Castro, pela variedade de abordagens e prĆ”ticas, com o intuito de fazer compreender alguns processos criativos e artĆsticos como investigativos. Com base nos conteĆŗdos e exemplos abordados em aula, os estudantes desenvolveram estudos exploratórios que resultaram em projeto experimental para o amadurecimento de competĆŖncias criativas, esperando-se uma ação transformadora das consciĆŖncias e das prĆ”ticas. | pt_PT |
dc.description.abstract | This paper focuses on principles, processes and practices in artistic education, developed with 1st year students of the Degree in Basic Education. Returning from an experience of school dematerialization, we proposed paths taken by Lourdes Castro as an inducer. It then seemed to us to be a significant reference, as it marked the new beginning in the face-to-face teaching activity, due to the multiplicity of processes employed by the artist to rethink reality ā we now revisit the work developed by the students, as a tribute to the vision of transforming sense that is the legacy of Lourdes Castro. Methodologically, we assume the importance of experimenting with artistic processes in the future educator training, irrespective of his area of study, confronting him with artistic issues in an Arts Based Educational Research process. In addition to production, artistic practice is not only part of a problematization process, it is also structuring to the development of any form of thought, thus declaring creative processes as investigative and discovery resources. In this way, we propose the work of Lourdes Castro as a reference, due to the variety of approaches and practices, in order to make some creative and artistic processes understood as investigative. Based on the contents and examples discussed in class, the students developed exploratory studies. Assuming as a methodological principle the study and material experimentation of artistic processes, an experimental project was developed with the aims of maturing creative competences and of promoting a transforming action of consciences and practices. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, Joana & Matos, Joana & Antunes, Sandra (Dezembro, 2022). āA escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)ā. In Santiago, Ana & do Vale, Vera (ed.). EXEDRA Revista CientĆfica. NĆŗmero TemĆ”tico: A Escola em Transformação: Formação e PrĆ”tica Docente. [online]. Instituto PolitĆ©cnico de Coimbra - ESEC: Coimbra, p. 198-211. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99491-3-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16587 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto PolitƩcnico de Coimbra - ESEC | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação artĆstica | pt_PT |
dc.subject | Formação de educadores | pt_PT |
dc.subject | Processo criativo | pt_PT |
dc.subject | Arts based educational research | pt_PT |
dc.subject | Lourdes Castro | pt_PT |
dc.subject | Arts education | pt_PT |
dc.subject | Educators training | pt_PT |
dc.subject | Creative process | pt_PT |
dc.title | A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022) | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 211 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 198 | pt_PT |
person.familyName | da Palma Vaz Ferreira | |
person.familyName | GaudĆŖncio Matos | |
person.familyName | Antunes | |
person.givenName | Joana Sofia | |
person.givenName | Joana Isabel | |
person.givenName | Sandra Sofia Pereira | |
person.identifier.ciencia-id | B714-7117-775E | |
person.identifier.ciencia-id | 6819-396E-C9F7 | |
person.identifier.ciencia-id | 8E16-1A3E-5F92 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1759-432X | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5406-8340 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0579-0665 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 648192c0-04fa-47c8-b3c2-7c4495f14153 | |
relation.isAuthorOfPublication | b96c1c54-d105-4e56-acd5-8e39a4d556da | |
relation.isAuthorOfPublication | 25da293d-5eed-4ca9-9d18-ce318b0bcf21 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b96c1c54-d105-4e56-acd5-8e39a4d556da |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 206_A escola em desmaterializaçãoEIPE2022_-Publicacao_A-Escola-em-transformacao-VF.pdf
- Size:
- 484.79 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: