Repository logo
 
Publication

A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)

dc.contributor.authorFerreira, Joana Vaz
dc.contributor.authorMatos, Joana
dc.contributor.authorAntunes, Sandra Sofia Pereira
dc.date.accessioned2023-10-26T10:23:15Z
dc.date.available2023-10-26T10:23:15Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractVersa o presente artigo sobre princĆ­pios, processos e prĆ”ticas em educação artĆ­stica, desenvolvidos com os estudantes do 1Āŗ ano de Licenciatura em Educação BĆ”sica. Regressados de uma experiĆŖncia de escola em desmaterialização, propusemos caminhos trilhados por Lourdes Castro como indutor. Pareceu-nos entĆ£o um referente significativo, marcando o recomeƧo da atividade letiva em modo presencial, pela multiplicidade de processos empregues pela artista para o repensar a realidade – revisitamos agora o trabalho desenvolvido pelos estudantes, como tributo Ć  visĆ£o de sentido transformador que Ć© legado de Lourdes Castro. Metodologicamente assumimos a importĆ¢ncia da experimentação de processos artĆ­sticos na formação do futuro educador e o confronto com problemĆ”ticas de Ć­ndole artĆ­stica num processo de Arts Based Educational Research. Considerando, alĆ©m da produção, a prĆ”tica artĆ­stica como processo de problematização, observĆ”-la-emos estruturante da construção do pensamento, declarando assim os processos criativos como recursos investigativos e de descoberta. Desta forma, propomos como referente a obra de Lourdes Castro, pela variedade de abordagens e prĆ”ticas, com o intuito de fazer compreender alguns processos criativos e artĆ­sticos como investigativos. Com base nos conteĆŗdos e exemplos abordados em aula, os estudantes desenvolveram estudos exploratórios que resultaram em projeto experimental para o amadurecimento de competĆŖncias criativas, esperando-se uma ação transformadora das consciĆŖncias e das prĆ”ticas.pt_PT
dc.description.abstractThis paper focuses on principles, processes and practices in artistic education, developed with 1st year students of the Degree in Basic Education. Returning from an experience of school dematerialization, we proposed paths taken by Lourdes Castro as an inducer. It then seemed to us to be a significant reference, as it marked the new beginning in the face-to-face teaching activity, due to the multiplicity of processes employed by the artist to rethink reality – we now revisit the work developed by the students, as a tribute to the vision of transforming sense that is the legacy of Lourdes Castro. Methodologically, we assume the importance of experimenting with artistic processes in the future educator training, irrespective of his area of study, confronting him with artistic issues in an Arts Based Educational Research process. In addition to production, artistic practice is not only part of a problematization process, it is also structuring to the development of any form of thought, thus declaring creative processes as investigative and discovery resources. In this way, we propose the work of Lourdes Castro as a reference, due to the variety of approaches and practices, in order to make some creative and artistic processes understood as investigative. Based on the contents and examples discussed in class, the students developed exploratory studies. Assuming as a methodological principle the study and material experimentation of artistic processes, an experimental project was developed with the aims of maturing creative competences and of promoting a transforming action of consciences and practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, Joana & Matos, Joana & Antunes, Sandra (Dezembro, 2022). ā€œA escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)ā€. In Santiago, Ana & do Vale, Vera (ed.). EXEDRA Revista CientĆ­fica. NĆŗmero TemĆ”tico: A Escola em Transformação: Formação e PrĆ”tica Docente. [online]. Instituto PolitĆ©cnico de Coimbra - ESEC: Coimbra, p. 198-211.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99491-3-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16587
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto PolitƩcnico de Coimbra - ESECpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectFormação de educadorespt_PT
dc.subjectProcesso criativopt_PT
dc.subjectArts based educational researchpt_PT
dc.subjectLourdes Castropt_PT
dc.subjectArts educationpt_PT
dc.subjectEducators trainingpt_PT
dc.subjectCreative processpt_PT
dc.titleA escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage211pt_PT
oaire.citation.startPage198pt_PT
person.familyNameda Palma Vaz Ferreira
person.familyNameGaudĆŖncio Matos
person.familyNameAntunes
person.givenNameJoana Sofia
person.givenNameJoana Isabel
person.givenNameSandra Sofia Pereira
person.identifier.ciencia-idB714-7117-775E
person.identifier.ciencia-id6819-396E-C9F7
person.identifier.ciencia-id8E16-1A3E-5F92
person.identifier.orcid0000-0003-1759-432X
person.identifier.orcid0000-0001-5406-8340
person.identifier.orcid0000-0003-0579-0665
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication648192c0-04fa-47c8-b3c2-7c4495f14153
relation.isAuthorOfPublicationb96c1c54-d105-4e56-acd5-8e39a4d556da
relation.isAuthorOfPublication25da293d-5eed-4ca9-9d18-ce318b0bcf21
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb96c1c54-d105-4e56-acd5-8e39a4d556da

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
206_A escola em desmaterializaçãoEIPE2022_-Publicacao_A-Escola-em-transformacao-VF.pdf
Size:
484.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: