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Abstract(s)
Este estudo, de natureza qualitativa, visa em primeiro lugar a identificação de
necessidades de formação contínua de docentes do 1º ciclo do ensino básico, decorrentes da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (N.E.E.)
em escolas de meio rural. Pretende ainda criar linhas orientadoras para a construção
de um dispositivo de formação contínua que possa contribuir para o desenvolvimento
de capacidades, atitudes e conhecimentos relacionados com a inclusão de alunos com
N.E.E.
Utilizámos a entrevista semi - directiva, de forma a conhecer a percepção que os professores têm sobre as suas necessidades formativas e recorremos a observações naturalistas, de modo a identificar necessidades decorrentes da prática,
através da análise de situações reais de aprendizagem em salas de aula inclusivas.
Foram entrevistados 8 professores, tendo sido observadas as aulas de dois desses
professores.
A partir do cruzamento dos dados obtidos por ambas as técnicas, identificámos um conjunto de preocupações, dificuldades, aspirações/desejos relacionados com a
inclusão e ainda carências formativas relacionadas com as N.E.E. As entrevistas
permitiram-nos explorar, de uma forma geral, a percepção que os professores tinham
das suas necessidades, ou seja as necessidades percebidas, enquanto que as
observações nos possibilitaram a identificação das necessidades da prática,
necessidades inferidas.
No presente estudo, foi possível concluir que as observações constituem um meio privilegiado para a identificação de necessidades de formação, ao nível da
prática pedagógica de uma sala de aula, na medida em que os professores, nas
entrevistas, não expressaram algumas das dificuldades observadas e não
identificaram um conjunto de carências formativas que a análise da observação
sugere.
Partindo dos resultados obtidos, foi possível enumerar as principais necessidades de formação contínua decorrentes da inclusão e propor um dispositivo de formação contínua, apoiado na observação e supervisão, que julgamos poder dar
resposta às necessidades formativas dos professores encontradas no presente
estudo.
Description
Keywords
Formação contínua Formação de professores Inclusão Necessidades educativas especiais Prática pedagógica gógica na formação inicial