Publication
A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?
dc.contributor.advisor | Simões, Ana | pt_PT |
dc.contributor.author | Tavares, Ana Cátia da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T10:34:38Z | |
dc.date.available | 2023-05-31T10:34:38Z | |
dc.date.issued | 2023-05-16 | |
dc.description | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório descreve de forma reflexiva a prática vivenciada em contexto de Educação Pré-Escolar. Esta decorreu no período entre 17 de outubro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, com crianças entre os 3 e os 5 anos. Para além de retratar as aprendizagens adquiridas, consta a consequente reflexão e evolução sentida a nível profissional. O relatório é, também, composto por um capítulo de natureza investigativa intitulado: “A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?”. Através da investigação realizada, pretendeu-se compreender a importância da afetividade no estabelecimento da relação pedagógica e o (possível) consequente desenvolvimento holístico da criança. O estudo surgiu a partir da observação das evidentes relações positivas observadas entre as crianças e a equipa educativa no contexto de estágio. Relativamente à metodologia utilizada, optou-se por um estudo de caso. Seguiu-se a utilização das seguintes técnicas de recolha de dados: entrevistas à equipa educativa, com o objetivo recolher as suas conceções relativamente à problemática; a observação direta participante, através da recolha de notas de campo e a análise documental. As vozes das crianças foram também ouvidas e tidas em consideração para o estudo. Para o aprofundamento do tema, foi construído um referencial teórico. Os resultados indicam que uma relação pedagógica baseada na afetividade contribui de forma significativa para o desenvolvimento holístico da criança. A construção desta relação saudável surge no seio de interações significativas e exige consistência, cuidado, respeito, compreensão e valorização dos diferentes papéis implicados. Enquanto educadora estagiária, consegui estabelecer uma relação pedagógica com o grupo de crianças através dos afetos, do respeito, da segurança, da confiança e da cooperação. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report describes reflectively the practice experienced in a pre-school context. This took place between the 17th of October 2022 and and the 6th of February 2023, with children aged between 3 and 5 years old. In addition to portraying the acquired knowledge, there is the consequent reflection and evolution felt at a professional level. The report also includes a research nature chapter entitled: "The pedagogical relationship: what is the impact of the holistic development in a child? The research aimed to understand the importance of affectivity in the establishment of the pedagogical relationship and the (possible) consequent holistic development of a child. The study arose from the observation of the noticeable positive relationships observed between the children and the educational team in a internship context. Regarding the methodology used, a case study was chosen. The following data collection techniques were used: interviews with the educational team, in order to collect their conceptions of the problem; direct participant observation; the collection of field notes and document analysis. The children's voices were also listened to and taken into consideration for the study. A theoretical framework was built in order to deepen the theme. The results indicate that a pedagogical relationship based on affection contributes significantly to the holistic development of a child. The construction of this healthy relationship arises within meaningful interactions and requires consistency, care, respect, understanding and appreciation of the different roles involved. As a trainee teacher, I was able to establish a pedagogical relationship with the group of children through affection, respect, security, trust and cooperation. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Tavares, A. C. S. (2023). A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16187 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203309081 | |
dc.identifier.tid | 203309081 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16187 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Relação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Afetividade | pt_PT |
dc.subject | Interações | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento holístico | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical relationship | pt_PT |
dc.subject | Affectivity | pt_PT |
dc.subject | Interactions | pt_PT |
dc.subject | Holistic development | pt_PT |
dc.title | A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |