Repository logo
 
Publication

A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorTavares, Ana Cátia da Silva
dc.date.accessioned2023-05-31T10:34:38Z
dc.date.available2023-05-31T10:34:38Z
dc.date.issued2023-05-16
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve de forma reflexiva a prática vivenciada em contexto de Educação Pré-Escolar. Esta decorreu no período entre 17 de outubro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, com crianças entre os 3 e os 5 anos. Para além de retratar as aprendizagens adquiridas, consta a consequente reflexão e evolução sentida a nível profissional. O relatório é, também, composto por um capítulo de natureza investigativa intitulado: “A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?”. Através da investigação realizada, pretendeu-se compreender a importância da afetividade no estabelecimento da relação pedagógica e o (possível) consequente desenvolvimento holístico da criança. O estudo surgiu a partir da observação das evidentes relações positivas observadas entre as crianças e a equipa educativa no contexto de estágio. Relativamente à metodologia utilizada, optou-se por um estudo de caso. Seguiu-se a utilização das seguintes técnicas de recolha de dados: entrevistas à equipa educativa, com o objetivo recolher as suas conceções relativamente à problemática; a observação direta participante, através da recolha de notas de campo e a análise documental. As vozes das crianças foram também ouvidas e tidas em consideração para o estudo. Para o aprofundamento do tema, foi construído um referencial teórico. Os resultados indicam que uma relação pedagógica baseada na afetividade contribui de forma significativa para o desenvolvimento holístico da criança. A construção desta relação saudável surge no seio de interações significativas e exige consistência, cuidado, respeito, compreensão e valorização dos diferentes papéis implicados. Enquanto educadora estagiária, consegui estabelecer uma relação pedagógica com o grupo de crianças através dos afetos, do respeito, da segurança, da confiança e da cooperação.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report describes reflectively the practice experienced in a pre-school context. This took place between the 17th of October 2022 and and the 6th of February 2023, with children aged between 3 and 5 years old. In addition to portraying the acquired knowledge, there is the consequent reflection and evolution felt at a professional level. The report also includes a research nature chapter entitled: "The pedagogical relationship: what is the impact of the holistic development in a child? The research aimed to understand the importance of affectivity in the establishment of the pedagogical relationship and the (possible) consequent holistic development of a child. The study arose from the observation of the noticeable positive relationships observed between the children and the educational team in a internship context. Regarding the methodology used, a case study was chosen. The following data collection techniques were used: interviews with the educational team, in order to collect their conceptions of the problem; direct participant observation; the collection of field notes and document analysis. The children's voices were also listened to and taken into consideration for the study. A theoretical framework was built in order to deepen the theme. The results indicate that a pedagogical relationship based on affection contributes significantly to the holistic development of a child. The construction of this healthy relationship arises within meaningful interactions and requires consistency, care, respect, understanding and appreciation of the different roles involved. As a trainee teacher, I was able to establish a pedagogical relationship with the group of children through affection, respect, security, trust and cooperation.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationTavares, A. C. S. (2023). A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16187pt_PT
dc.identifier.tid203309081
dc.identifier.tid203309081pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16187
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectAfetividadept_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento holísticopt_PT
dc.subjectPedagogical relationshippt_PT
dc.subjectAffectivitypt_PT
dc.subjectInteractionspt_PT
dc.subjectHolistic developmentpt_PT
dc.titleA relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana_Cátia_Silva_Relatorio_PPSll.pdf
Size:
3.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: