Repository logo
 
Publication

A presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em Portugal

dc.contributor.authorCardoso, Paulo Ribeiro
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.contributor.authorCorreia, Maria do Rosário
dc.date.accessioned2020-12-11T10:16:00Z
dc.date.available2020-12-11T10:16:00Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA internet tem alterado progressivamente o modo como as empresas funcionam e atuam no mercado. Fenómenos como o comércio eletrónico, a publicidade online e as redes sociais têm gerado mudanças acentuadas nas marcas, nos consumidores e nas relações que estabelecem entre si. Durante décadas, os cursos superiores de marketing e de comunicação, prepararam os alunos para um modelo de empresa tradicional, através de modelos conceptuais clássicos. Porém, o rápido avanço dos canais digitais introduziu neste sistema um fator crítico: estarão os atuais curricula das licenciaturas em marketing e comunicação adequados aos cenários digitais? Estarão as unidades curriculares a preparar os futuros profissionais para dimensão digital nas quais interagem marcas e consumidores? Mais do que responder de forma definitiva a estas perguntas, este estudo procura aprofundar a temática através da análise de conteúdo de um conjunto de curricula de licenciaturas em marketing e comunicação em Portugal. Em concreto é analisada uma amostra de planos de estudos e saídas profissionais de diversas instituições de ensino superior, procurando identificar a presença de conteúdos relacionados com o marketing digital e a comunicação na web. Com base nos resultados obtidos são sugeridas algumas investigações e medidas relacionadas com a adequação dos curricula académicos aos desafios digitais.pt_PT
dc.description.abstractThe internet has progressively changed the way companies operate in the marketplace. Phenomena such as e-commerce, online advertising and social networks have generated changes in brands, consumers and the relationships they establish with each other. For decades, marketing and communication academic degrees have prepared students for a traditional business model through classical conceptual courses. However, the rapid advance of the digital channels introduced in this system a critical factor: are the present curricula of the degrees of Marketing and Communication adequate to the digital scenarios? Are the academic courses preparing future professionals for the digital dimension in which brands and consumers interact? More than answering definitively these questions, this study seeks to deepen the subject by analyzing the content of a set of curricula of degrees in Marketing and Communication in Portugal. In particular, a sample of study plans and professional profiles of several higher education institutions is analyzed, trying to identify the presence of contents related to digital marketing and communication on the web. Based on the results obtained, some research and measures related to the adequacy of academic curricula to digital challenges are suggested.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, P., Veríssimo, J., & Correia, M.R. (2019). A presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em Portugal. In M. Peralbo, A. Risso, A. Barca-Lozano, B. Silva, L.S. Almeida, & J.-C. Brenlla-Blanco (eds.) Libro de atas XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, A Coruña, Facultade de Ciencias da Educación, 4-6 de septiembre de 2019 (pp. 3610-3623). http://hdl.handle.net/2183/23486 [Acedido em dezembro 11, 2020].pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-9749-726-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12441
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruñapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/2183/23486pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectComunicação digitalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCurriculum de licenciaturapt_PT
dc.subjectUnidade curricularpt_PT
dc.subjectDigital marketingen
dc.subjectDigital communicationen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectBachelor's degree curriculumen
dc.subjectCurricular uniten
dc.titleA presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeThe presence of digital in the curricula of marketing and communication academic degrees in Portugalen
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoruña, Españapt_PT
oaire.citation.endPage3623pt_PT
oaire.citation.startPage3610pt_PT
oaire.citation.titleXV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogíapt_PT
person.familyNameRibeiro Cardoso
person.familyNameVerissimo
person.givenNamePaulo
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-idD414-AB66-CB8F
person.identifier.orcid0000-0002-4643-8716
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
person.identifier.scopus-author-id35208039200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa4f3375e-c6bc-444d-bff0-5f5fb6c91fb7
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya4f3375e-c6bc-444d-bff0-5f5fb6c91fb7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A presenþa do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicaþÒo.pdf
Size:
599.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format