Publication
Os museus, a participação cultural e as comunidades: o caso do Museum of Making
dc.contributor.author | Centeno, Maria João | |
dc.date.accessioned | 2024-02-12T09:58:36Z | |
dc.date.available | 2024-02-12T09:58:36Z | |
dc.date.issued | 2024-01-24 | |
dc.description.abstract | Considerando a comunicação como a atividade que realizamos quando nos encontramos num determinado ambiente, quando temos a nossa atenção fixada num mesmo foco e nos reconhecemos mĆŗtua e reciprocamente como parceiros da atividade em que estamos envolvidos (Rodrigues, 2020), a presente comunicação pretende analisar as atividades comunicacionais caracterĆsticas das esferas pĆŗblicas culturais, especificamente a mediação proporcionada pelos museus. O ambiente proporcionado pelos museus pode permitir a crĆtica e a reflexĆ£o sobre o Mundo da Vida, o āterreno do imediatamente familiarā (Husserl, 1936/1970), na e pela experiĆŖncia comunicacional dialógica, atĆ© porque exploram os problemas contĆnuos da vida e as liƧƵes que deles podemos retirar tĆŖm que ver com as emoƧƵes e ajudam-nos a pensar reflexivamente sobre as situaƧƵes que compƵem o Mundo da Vida. Quando os museus se organizam de forma participativa, em que a relação organização/pĆŗblicos nĆ£o Ć© de carĆ”ter instrumental, mas dialógica, baseada na intersubjetividade do mĆŗtuo entendimento estabelecido linguisticamente, enriquecem a experiĆŖncia do mundo intersubjetivo e contribuem para o bem comum, garantindo, como diria Jürgen Habermas (1929ā), o acordo estabelecido com base numa atitude intercompreensiva e de dependĆŖncia mĆŗtua. āSe envolvidos num processo de participação, os pĆŗblicos deixam de ser entendidos apenas como visitantes, enquanto consumidores passivos, para passarem a ser percepcionados como co-criadores, o que significa que poderĆ£o assumir o papel de protagonistas no processo de criação, decisĆ£o e disseminação de novos discursos e prĆ”ticas.ā (Carvalho, 2016: 36) Em termos de polĆticas culturais, trata-se da transição para o paradigma da democracia cultural, em que āo consumo cultural dĆ” lugar Ć participação culturalā (Lopes, 2009: 5). Nesta comunicação pretendemos ilustrar e problematizar as formas de experienciar a produção cultural e artĆstica que, depois do regime de produção cultural em massa e da crise financeira global a partir de 2008, tĆŖm vindo a ser promovidas. Tendo como mote implicar as ānossasā comunidades [nós como o dĆctico da comunidade de que nos fala Ferdinand Tƶnnies (1855ā1936)] e combater a exclusĆ£o social, proporcionando a participação bottom-up e formas de apropriação mais criativas, pretendemos verificar, no Museum of Making em Inglaterra, caso afirmado por FranƧois Matarasso (1958ā), artista comunitĆ”rio a viver no Reino Unido, como exemplar, se estamos perante um caso que permite ilustrar a passagem de uma lógica descendente para uma lógica de cocriação da oferta, em que o ato de participar em atividades coletivamente organizadas permite a sobrevivĆŖncia de aspetos da comunidade de que nos fala Tƶnnies. A principal questĆ£o Ć© mapear como o Museum of Making, ao promover a proximidade e o encontro num mesmo ambiente, proporciona comunidades da vida fĆsica e, ao mesmo tempo, atravĆ©s dos usos pĆŗblicos e crĆticos da razĆ£o e de interaƧƵes orientadas pela coordenação dos planos de ação das partes implicadas, promove comunidades do espĆrito. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Centeno, M.J. (2024, jan, 24-26). Os museus, a participação cultural e as comunidades, o caso do Museum of Making. Comunicação apresentada no XIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidades, Universidade do Minho, em Braga, Portugal. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17098 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CECS ā Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | pt_PT |
dc.publisher | Sopcom ā Associação Portuguesa de CiĆŖncias da Comunicação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://sopcom.pt/category/xiii-congresso-da-sopcom/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mediação | pt_PT |
dc.subject | Participação cultural | pt_PT |
dc.subject | Comunidades | pt_PT |
dc.subject | Museum of Making | pt_PT |
dc.title | Os museus, a participação cultural e as comunidades: o caso do Museum of Making | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade do Minho, em Braga, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.title | XIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidades | pt_PT |
person.familyName | AnastƔcio Centeno | |
person.givenName | Maria João | |
person.identifier.ciencia-id | B217-89A5-0F6F | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4963-3119 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c |