Repository logo
 
Publication

Os museus, a participação cultural e as comunidades: o caso do Museum of Making

dc.contributor.authorCenteno, Maria João
dc.date.accessioned2024-02-12T09:58:36Z
dc.date.available2024-02-12T09:58:36Z
dc.date.issued2024-01-24
dc.description.abstractConsiderando a comunicação como a atividade que realizamos quando nos encontramos num determinado ambiente, quando temos a nossa atenção fixada num mesmo foco e nos reconhecemos mĆŗtua e reciprocamente como parceiros da atividade em que estamos envolvidos (Rodrigues, 2020), a presente comunicação pretende analisar as atividades comunicacionais caracterĆ­sticas das esferas pĆŗblicas culturais, especificamente a mediação proporcionada pelos museus. O ambiente proporcionado pelos museus pode permitir a crĆ­tica e a reflexĆ£o sobre o Mundo da Vida, o ā€œterreno do imediatamente familiarā€ (Husserl, 1936/1970), na e pela experiĆŖncia comunicacional dialógica, atĆ© porque exploram os problemas contĆ­nuos da vida e as liƧƵes que deles podemos retirar tĆŖm que ver com as emoƧƵes e ajudam-nos a pensar reflexivamente sobre as situaƧƵes que compƵem o Mundo da Vida. Quando os museus se organizam de forma participativa, em que a relação organização/pĆŗblicos nĆ£o Ć© de carĆ”ter instrumental, mas dialógica, baseada na intersubjetividade do mĆŗtuo entendimento estabelecido linguisticamente, enriquecem a experiĆŖncia do mundo intersubjetivo e contribuem para o bem comum, garantindo, como diria Jürgen Habermas (1929–), o acordo estabelecido com base numa atitude intercompreensiva e de dependĆŖncia mĆŗtua. ā€œSe envolvidos num processo de participação, os pĆŗblicos deixam de ser entendidos apenas como visitantes, enquanto consumidores passivos, para passarem a ser percepcionados como co-criadores, o que significa que poderĆ£o assumir o papel de protagonistas no processo de criação, decisĆ£o e disseminação de novos discursos e prĆ”ticas.ā€ (Carvalho, 2016: 36) Em termos de polĆ­ticas culturais, trata-se da transição para o paradigma da democracia cultural, em que ā€œo consumo cultural dĆ” lugar Ć  participação culturalā€ (Lopes, 2009: 5). Nesta comunicação pretendemos ilustrar e problematizar as formas de experienciar a produção cultural e artĆ­stica que, depois do regime de produção cultural em massa e da crise financeira global a partir de 2008, tĆŖm vindo a ser promovidas. Tendo como mote implicar as ā€œnossasā€ comunidades [nós como o dĆ­ctico da comunidade de que nos fala Ferdinand Tƶnnies (1855–1936)] e combater a exclusĆ£o social, proporcionando a participação bottom-up e formas de apropriação mais criativas, pretendemos verificar, no Museum of Making em Inglaterra, caso afirmado por FranƧois Matarasso (1958–), artista comunitĆ”rio a viver no Reino Unido, como exemplar, se estamos perante um caso que permite ilustrar a passagem de uma lógica descendente para uma lógica de cocriação da oferta, em que o ato de participar em atividades coletivamente organizadas permite a sobrevivĆŖncia de aspetos da comunidade de que nos fala Tƶnnies. A principal questĆ£o Ć© mapear como o Museum of Making, ao promover a proximidade e o encontro num mesmo ambiente, proporciona comunidades da vida fĆ­sica e, ao mesmo tempo, atravĆ©s dos usos pĆŗblicos e crĆ­ticos da razĆ£o e de interaƧƵes orientadas pela coordenação dos planos de ação das partes implicadas, promove comunidades do espĆ­rito.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCenteno, M.J. (2024, jan, 24-26). Os museus, a participação cultural e as comunidades, o caso do Museum of Making. Comunicação apresentada no XIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidades, Universidade do Minho, em Braga, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17098
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedadept_PT
dc.publisherSopcom – Associação Portuguesa de CiĆŖncias da Comunicaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://sopcom.pt/category/xiii-congresso-da-sopcom/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.subjectParticipação culturalpt_PT
dc.subjectComunidadespt_PT
dc.subjectMuseum of Makingpt_PT
dc.titleOs museus, a participação cultural e as comunidades: o caso do Museum of Makingpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho, em Braga, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleXIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidadespt_PT
person.familyNameAnastƔcio Centeno
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-idB217-89A5-0F6F
person.identifier.orcid0000-0003-4963-3119
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
XIIICongressoSopcom-Programa.pdf
Size:
708.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: