Repository logo
 
Publication

Um percurso de aprendizagem na construção de portfólios com crianças de creche

dc.contributor.authorPolicarpo, Ana Cristina Silvestre
dc.date.accessioned2020-05-25T11:09:55Z
dc.date.available2020-05-25T11:09:55Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste projeto surgiu das dificuldades evidenciadas por duas educadoras de infância de uma creche do concelho de Cascais, na construção de portfólios de avaliação das aprendizagens das crianças. Partindo desta dificuldade e do interesse das educadoras em aprender a construir portfólios, deu-se início a um projeto de investigação ação que tinha como objetivo a melhoria da construção de portfólio com crianças, considerando a importância que assume nesta discussão o direito da participação, acreditando que é possível ‘dar voz’ às crianças pequenas. Tendo por base um quadro teórico que integra o contributo das três áreas do saber que estudam a infância – Pedagogia, Sociologia e Psicologia – procurou-se esclarecer o conceito de portfólio de aprendizagem. Foram proporcionados momentos de partilha de dúvidas e co-construção de aprendizagens acerca da construção dos portfólios com as duas educadoras, que expressaram vontade de saber mais e de dar inicio a um caminho de melhoria, que não se pretende ver terminado no final deste projeto. Os resultados revelam que é possível incluir as crianças de creche na construção dos seus portfólios. Evidenciam ainda que, num curto espaço de tempo, as 40 crianças (dois grupos com 21 e 19 crianças) envolveram-se ativamente, uma vez que a sua opinião não só é tida em conta como é decisiva neste processo. A duas educadoras envolvidas consideram que este é um processo que traz grandes vantagens para as crianças, apesar de algumas dificuldades que a equipa sentiu na sua construção. Acreditam ainda que este é um instrumento que promove a aprendizagem ativa e o desenvolvimento das crianças de creche e que, criando uma ‘cultura de portfólio’ em que todos os implicados conhecem e compreendem o instrumento, é possível assegurar o direito de participação nos processos de avaliação destas crianças, que são pequenas mas competentes.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This project emerged from the difficulties highlighted by the educators of a nursery in Cascais, in building children learning portfolios. With this difficulty and interest of educators on learning to build portfolios, has begun an action-research project to improve portfolio construction with children, focusing on the right of participation and believing that it is possible to 'give voice' to infants 'hearing them'. Based on a theoretical framework that integrates the contribution of the three areas of knowledge that study childhood - Pedagogy, Sociology and Psychology – we attempted to clarify the concept of learning portfolio and meet some theories. Sharing moments of doubt and co - construction of learning in the group that joined the project, emerged the desire to learn more and to start a path of improvement, that will not be completed at the end of this project. The results reveal that it is possible to include children from nursery to build their portfolios. Also show that in a short period of time, children are actively involved in a way that their opinion is not only taken into account as it is decisive in this process. The educators believe that this is a process that brings great advantages for children, despite some difficulties that the team felt in its construction. Still believe that this is an instrument that promotes active learning and development of children and childcare and by creating a 'culture of portfolio' in which all involved know and understand the instrument, it is possible to ensure the right to participate in their assessment, to children who are small but competent.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPolicarpo, A. C. (2018). Um percurso de aprendizagem na construção de portfólios com crianças de creche. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 167-190) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.034pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.034pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-05-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11700
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_final_compressed_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortefóliopt_PT
dc.subjectAprendizagem da criançapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectChildren portfolio of learningpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.titleUm percurso de aprendizagem na construção de portfólios com crianças de crechept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage190pt_PT
oaire.citation.startPage167pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Um percurso de aprendizagem na construção de portfólios com crianças de crecheEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos_e-book.pdf
Size:
166.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format