Publication
Estratégias motivacionais para a promoção da confiança e da auto-estima na prática da técnica de dança clássica, para alunos de 5º ano, no Conservatório de Música de Coimbra
dc.contributor.advisor | Nascimento, Vanda | pt_PT |
dc.contributor.author | Cruz, Alice | |
dc.date.accessioned | 2017-12-20T15:46:30Z | |
dc.date.available | 2017-12-20T15:46:30Z | |
dc.date.issued | 2016-11-03 | |
dc.description | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio surge no âmbito da quarta edição do Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Desenvolveu-se uma investigação sobre a temática das estratégias motivacionais, a par da leccionação dos conteúdos próprios da disciplina de Técnica de Dança Clássica do 5º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança do Conservatório de Música de Coimbra. Este estudo teve como objectivo a definição das melhores estratégias motivacionais que auxiliem a amostra a promover a sua motivação intrínseca na referida técnica de dança, passando pelo entendimento dos conceitos de auto-estima, auto-conceito, auto-confiança e motivação. Foi um trabalho de proximidade e conjunto com os estudantes. A pesquisa foi baseada em fontes bibliográficas na área da psicologia, da psicologia do exercício físico, da pedagogia e, especificamente, da psicologia na dança. O estudo assentou na investigação-acção, com recurso a variados inquéritos, diários de bordo, fichas para recolha de informação e registo audiovisual. Entendemos, no final do trabalho, que quanto mais consistente é o auto-conceito, mais estruturado é, garantindo bases mais estáveis para a construção de uma maior auto-estima, como observado em três casos do estudo. Estudámos o porquê da elevada motivação intrínseca da amostra e as respostas que obtivemos dizem-nos que se deve ao prazer que a sua prática traz às alunas. Verificámos ainda que os níveis altos de motivação surgem associados à confiança nas suas capacidades, e que esta tem influência na motivação. Por último, os dados indicam-nos que as estratégias motivacionais que têm maior impacto nas alunas de Técnica de Dança Clássica são a utilização da imagética para imaginação de uma boa prestação, a definição de objectivos por aula e o recurso a elementos motivacionais. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This internship report comes within the framework of the Master’s degree fourth edition in Dance Education at the Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico de Lisboa. An investigation was developed regarding the motivational strategies theme together with the teaching of the proper contents in the Classical Dance Technique course of the fifth year’s Dance Specialized Artistic Teaching at the Conservatório de Música de Coimbra. The purpose of this study was the definition of better motivational strategies to help the sample promote its intrinsic motivation in the referred dance technique, passing through the understanding of the self-esteem, self-concept, self-confidence and motivation concepts. It was a proximity work alongside the students. The research was based in bibliographic sources of the psychology, physical exercise psychology, pedagogy and especially in the dance psychology department. The study was based in the research-action with resource to various surveys, logbooks, data collection and audiovisual entry files. By the end of the essay we acknowledged that the more consistent the self-concept, the more structured it is, assuring further constant bases for the construction of a greater self-esteem, as was the case in three matters of the study. We’ve studied the reasons for the sample’s greater intrinsic motivation and the responses we’ve obtained tell us that it’s due to the pleasure its practice brings to the students. We have also verified that the higher motivation levels arise associated with the confidence in their own capacities and that this influences their motivation. In conclusion, the data tell us that the motivational strategies which have a greater impact on the Classical Dance Technique students, are the use of the imagery for a proper performance imagination, the definition of class objectives and the resource to motivational elements. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201338556 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/7749 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autoestima | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.subject | Self-esteem | pt_PT |
dc.subject | Motivation | pt_PT |
dc.subject | Dance | pt_PT |
dc.title | Estratégias motivacionais para a promoção da confiança e da auto-estima na prática da técnica de dança clássica, para alunos de 5º ano, no Conservatório de Música de Coimbra | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: