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- Assessing the influence of material and geometrical uncertainty on the mechanical behavior of functionally graded material platesPublication . Carvalho, Alda; Silva, Tiago; Loja, Amélia; Damásio, Fábio RaimundoComposite materials possessing a functional gradient are becoming strong candidates to enhance the performance of structures when severe operating conditions are a reality. These types of conditions may, for example, range from situations where a high thermal gradient is present to others where it is imperative to minimize abrupt stresses transitions between material interfaces. The manufacturing achievement of the gradients determined for a specific application may in practice face some limitations, which can be due, among other factors, to technological process constraints, eventual operating condition deterioration of production stages, or to nonconforming raw materials. Regardless of the origin of such limitations, the reality is that the uncertainty is always present to some extent; this is clearly reflected in the scattering of material and geometrical properties of these composites. The understanding that deterministic analyses are not enough to provide a complete prediction of the composite structures’ behavior emphasizes the crucial need to identify the effects that the variability in material and geometrical parameters will produce in the structural response.With the presentwork, one intends to study the influence of this variability in the static and free vibrations behavior of functionally graded plates. It is also an objective of this study to use regression models to predict these responses and to characterize the contribution of each model parameter to the explanation of the response variability. To this purpose, a set of numerical results is presented and discussed.
- O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar PresentePublication . Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da; Marques, Ana SilvaO presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, após a conclusão deste ciclo de estudos e a realização do estágio profissionalizante na Escola De Dança Lugar Presente (EDLP), em Viseu, no contexto da disciplina de Expressão Criativa, durante o ano letivo 2015/2016. O público-alvo desta intervenção foi o grupo de catorze alunos da turma do 3º ano do Curso Artístico Especializado de Dança, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Como principal objetivo deste trabalho de estágio, destaca-se a aplicação de estratégias adotadas em contexto de aula para desenvolver as relações interpessoais dos alunos e uma reflexão contínua sobre o trabalho que foi sendo realizado. Deste modo, procurou compreender se se as relações que se vão estabelecendo entre os alunos, ao longo do tempo, influenciam o seu desenvolvimento académico e pessoal, tendo em conta os desafios da fase de desenvolvimento que estes enfrentam, a adolescência, e, nesse sentido, criar um clima de aula favorável ao desenvolvimento das capacidades criativas, expressivas e comunicativas dos alunos. A planificação dos exercícios e sessões foi sendo constantemente adaptada às respostas da turma e às necessidades da escola cooperante. Tendo presente os conteúdos programáticos da disciplina, foram promovidas as relações entre os alunos, através de exercícios que exigiram interações com base na cooperação, na partilha e na confiança. Procurou realizar-se um trabalho de sensibilização para a diferença e de promoção do respeito e compreensão mútuos, de forma a garantir uma maior abertura sociocultural dos alunos envolvidos. Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa, sustentada pelas características da Investigação-Ação, com a aplicação de diversos instrumentos de recolha de dados nas diversas modalidades previstas (Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada). Antes de finalizar a última modalidade, foi desenvolvida e apresentada publicamente uma pequena obra de criação coreográfica, no âmbito do espetáculo "Welcome to my place", dinamizado pela EDLP.
- Estratégias motivacionais para a promoção da confiança e da auto-estima na prática da técnica de dança clássica, para alunos de 5º ano, no Conservatório de Música de CoimbraPublication . Cruz, Alice; Nascimento, VandaO presente relatório de estágio surge no âmbito da quarta edição do Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Desenvolveu-se uma investigação sobre a temática das estratégias motivacionais, a par da leccionação dos conteúdos próprios da disciplina de Técnica de Dança Clássica do 5º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança do Conservatório de Música de Coimbra. Este estudo teve como objectivo a definição das melhores estratégias motivacionais que auxiliem a amostra a promover a sua motivação intrínseca na referida técnica de dança, passando pelo entendimento dos conceitos de auto-estima, auto-conceito, auto-confiança e motivação. Foi um trabalho de proximidade e conjunto com os estudantes. A pesquisa foi baseada em fontes bibliográficas na área da psicologia, da psicologia do exercício físico, da pedagogia e, especificamente, da psicologia na dança. O estudo assentou na investigação-acção, com recurso a variados inquéritos, diários de bordo, fichas para recolha de informação e registo audiovisual. Entendemos, no final do trabalho, que quanto mais consistente é o auto-conceito, mais estruturado é, garantindo bases mais estáveis para a construção de uma maior auto-estima, como observado em três casos do estudo. Estudámos o porquê da elevada motivação intrínseca da amostra e as respostas que obtivemos dizem-nos que se deve ao prazer que a sua prática traz às alunas. Verificámos ainda que os níveis altos de motivação surgem associados à confiança nas suas capacidades, e que esta tem influência na motivação. Por último, os dados indicam-nos que as estratégias motivacionais que têm maior impacto nas alunas de Técnica de Dança Clássica são a utilização da imagética para imaginação de uma boa prestação, a definição de objectivos por aula e o recurso a elementos motivacionais.
- Hyperspectral image reconstruction from random projections on GPUPublication . Sevilla, Jorge; Martin, Gabriel; Nascimento, Jose; Bioucas-Dias, JoséHyperspectral data compression and dimensionality reduction has received considerable interest in recent years due to the high spectral resolution of these images. Contrarily to the conventional dimensionality reduction schemes, the spectral compressive acquisition method (SpeCA) performs dimensionality reduction based on random projections. The SpeCA methodology has applications in Hyperspectral Compressive Sensing and also in dimensionality reduction. Due to the extremely large volumes of data collected by imaging spectrometers, high performance computing architectures are needed for data compression of high dimensional hyperspectral data under real-time constrained applications. In this paper a parallel implementation of SpeCA on Graphics Processing Units (GPUs) using the compute unified device architecture (CUDA) is proposed. The proposed implementation is performed in a pixel-by-pixel fashion using coalesced accesses to memory and exploiting shared memory to store temporary data. Furthermore, the kemeIs have been optimized to minimize the threads divergence, therefore, achieving high GPU occupancy. The experimental results obtained for simulated and real hyperspectral data sets reveal speedups up to 21 tim es, which demonstrates that the GPU implementation can significantly accelerate the methods execution over big datasets while maintaining the methods accuracy.
- Os preditores de engagement no instagram: estudo comparativo de três marcas de cosméticos em PortugalPublication . Carvalho, Cláudia Filipa Moreira; Antunes, Ana Cristina CoelhoAs redes sociais têm vindo a tornar-se parte essencial nas estratégias de comunicação das empresas. As mudanças nas dinâmicas da relação marca consumidor, que originaram um novo paradigma nessas relações, vieram intensificar ainda mais a necessidade do uso das redes sociais para perceber o comportamento do consumidor e facilitar as interações com o mesmo. Com este novo paradigma, as interações dos consumidores com as marcas passaram muito além da compra e o termo engagement torna-se o foco da explicação da participação e interação dos seguidores das marcas. Para ajudar a definir e/ou a melhorar estratégias de marketing, este estudo analisa os fatores que melhor contribuem para o engagement do consumidor, estudando as características das publicações de três marcas de cosméticos no Instagram e percebendo quais os seus impactos no número de likes e comentários. Concluiu-se que, embora fazendo parte do mesmo setor, os fatores analisados têm efeitos diferentes no engagement do consumidor. Discutem-se, ainda, as implicações teóricas e práticas que os resultados obtidos têm para o marketing nas redes sociais.