Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
76.53 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto tem como propósito contribuir para a valorização, no seio da Educação
Matemática, do desenvolvimento do conhecimento matemático dos futuros
professores dos 1.º e 2.º ciclos, no contexto da formação inicial.
Foco-me na emergência do número fracionário no contexto da divisão de números
inteiros com a preocupação de aprofundar o sentido de número racional e a
compreensão da divisão, conceitos estruturantes do programa de Matemática do
Ensino Básico. O tópico programático “Números racionais”, além de ter fundamental
importância no desenvolvimento matemático dos alunos do Ensino Básico, representa
para muitos estudantes, futuros professores, uma grande dificuldade conceptual e
didática. Justifica-se, portanto, que continue a ser-lhe dada muita atenção na formação
inicial, além do desenvolvimento de estudos a ele inerentes.
Com um exemplo de medida de uma grandeza, contextualizo a necessidade de criar o
número fracionário e identifico o problema aritmético a ela associado. Assim, partindo
de situações de partilha equitativa e de medida que envolvem variáveis discretas para
enquadrar a operação divisão como modelo matemático, apresento a evolução do
conceito de número ligada à superação da impossibilidade de, no universo dos
números inteiros, determinar o quociente de um dividendo que não é múltiplo do
divisor. O conceito de número fracionário aparece como instrumento da superação e
ligado ao significado de fração enquanto quociente.
Se este artigo contribuir para uma adequada articulação entre o desenvolvimento dos
conhecimentos matemático e didático tão necessário ao ensino da Matemática
satisfará o principal objetivo que me propus atingir.
Description
Keywords
Conhecimento matemático do professor Formação de professores Divisão de números inteiros Número racional