Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Impacto prático das estratégias utilizadas na disciplina classe de conjunto durante o período de confinamento

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - António Campos.pdf1.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - O presente trabalho está dividido em duas partes. A primeira parte descreve a minha experiência pedagógica, enquanto professor de oboé no Conservatório de Artes Performativas de Almada (CAPA), no ano letivo 2022/23 e a segunda parte centra-se no meu projeto de investigação. No presente relatório irei proceder à caracterização do CAPA, no que respeita o seu enquadramento histórico, social e cultural, o seu regulamento interno e projeto educativo, a sua oferta educativa, a caracterização da sua comunidade educativa, protocolos e parcerias estabelecidos pelo CAPA, bem como o seu plano de atividades. Seguidamente passarei à descrição das minhas práticas educativas, enquanto docente de oboé. Irei caracterizar a classe de oboé do CAPA e aprofundar o meu estudo, concretamente em três alunos dos níveis de Iniciação, Básico e Secundário. Por fim, tendo em conta os resultados obtidos, farei uma reflexão final, baseada na minha experiência e análise crítica.
Resumo II - O meu trabalho de investigação “Impacto Prático das Estratégias Utilizadas na Disciplina Classe de Conjunto Durante o Período de Confinamento”, consiste num estudo exploratório sobre as estratégias motivacionais, que implementei nas aulas online das minhas classes de conjunto, durante o segundo confinamento causado pela pandemia do SARS-CoV-2. A escolha deste tema baseou-se na minha dificuldade enquanto docente de lecionar aulas de classe de conjunto online. Muitos professores viram-se obrigados a dar continuidade às suas aulas à distância, em muitos casos sem qualquer experiência prévia. Concretamente na área da música, o desafio tornou-se ainda mais complexo, uma vez que as plataformas existentes estão pensadas para voz e não permitem que vários instrumentos toquem sincronizados ao mesmo tempo. Desta forma foi-se tornando cada vez mais importante para mim aprofundar esta temática. Existem ainda poucos estudos com resultados conclusivos relativos à temática, devido ao facto de se tratar de uma problemática muito recente. De forma a dar resposta à principal pergunta da minha investigação: “De que forma as aulas de classe de conjunto se podem adaptar à nova realidade imposta pela pandemia COVID-19?” Primeiramente é apresentada uma revisão de literatura baseada em fontes nas áreas da pedagogia, seguida de uma investigação através de observação e questionário.
Abstract I - The present work is divided into two parts. The first part describes my pedagogical experience, as an oboe teacher at the Conservatory of Performing Arts of Almada (CAPA) during the 2022/23 school year, and the second part focuses on my research project. In this report I will present the characterization of CAPA, with regard to its historical, social and cultural framework, its internal regulations and educational project, its educational offer, the characterization of its educational community, protocols and partnerships established by CAPA, as well as its plan of activities. Then I will move on to the description of my educational practices, as an oboe teacher. I will characterize the CAPA oboe class and provide an in-depth study based specifically on three students from the Initiation, Basic and Secondary levels. Finally, taking into account the results obtained, I will make a final reflection based on my experience and critical analysis.
Abstract II - My research project, "Practical Impact of the Strategies Used in Group Music Classes During the Confinement Period", consists of an exploratory study on the motivational strategies which I implemented in the online sessions of my group music classes during the second confinement caused by the SARS-CoV-2 pandemic. The choice of this topic was based on the difficulties experienced while teaching online group music classes. In order to continue classes, teachers had to resort to teaching online, in many cases without any previous experience. Specifically in the area of music, the challenge became even more complex since the existing platforms are designed for voice and do not allow several instruments to play synchronized at the same time. Because of this, it became increasingly important for me to delve deeper into this topic. Due to the fact that it is a very recent problem, there are still few studies with conclusive results on the subject. In order to answer the main question of my investigation: "In what way can group music classes adapt to the new reality imposed by the COVID-19 pandemic?", a literature review based on sources in the areas of pedagogy is presented, followed by an investigation through observation and questionnaire.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Classes de conjunto Pandemia SARS-CoV-2 Ensino à distância Motivação Ensemble classes Pandemic SARS-CoV-2 Distance learning Motivation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License