Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos

dc.contributor.advisorPereira, Maria da Conceição Figueira Santospor
dc.contributor.authorCosta, Patricia Duarte da
dc.date.accessioned2014-10-16T13:29:36Z
dc.date.available2014-10-16T13:29:36Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEste relatório final tem como principal objetivo a análise e reflexão de todo o percurso realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação de Lisboa. Deste modo, são apresentados todos os processos de aprendizagem realizados durante todo o percurso, designadamente a avaliação diagnóstica, a conceção da intervenção, bem como algumas reflexões sobre as propostas e estratégias pedagógicas utilizadas, de acordo com as fragilidades e potencialidades dos alunos da turma de 3.º ano do 1.º CEB e ainda a avaliação dos resultados dos alunos e do plano de intervenção implementado. Para além do mencionado, constituiu-se ainda como finalidade formativa deste processo, o aprofundamento do tema relacionado com a prática cultural dos trabalhos de casa (TPC), mais precisamente o estudo das perspetivas que pais e filhos, do contexto socioeducativo onde decorreu a PES II, possuem sobre a prática dos mesmos. Os resultados deste estudo evidenciam que os alunos costumam realizar as atividades prescritas pelos professores e que tanto filhos como pais consideram que os TPC são importantes para melhorar os resultados escolares, auxiliando os alunos na aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula.por
dc.description.abstractABSTRACT The final report aims on the reflection and analysis of the period in which Supervised Teaching Practice was taken a module for Master degree in Primary Education from the School of Superior Education of Lisbon (Escola Superior de Educação de Lisboa). All the learning process undertaken during the curse, such as diagnostic assessment, interventional conception as well as some reflections on the pedagogical strategies and proposals used on the students in the third grade of the first cycle, always in accordance with their strengths and weaknesses, included are also the evaluations of student results and the intervention plan implemented. Besides what is mentioned above, a subject related to homework, more precisely the study of perspectives from both parents and sons about their thoughts on homework was taken as a formative purpose. The results of this study reveal that students normally undertake the activities given by the teachers and that both parents and student believe that homework are important to improve results, while helping student in their learning of the subjects given in class.en
dc.identifier.tid201388553pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3885
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapor
dc.subjectTrabalhos de casapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectResultados escolarespor
dc.subjectSupervised teaching practiceen
dc.subjectHomeworken
dc.subjectLearningen
dc.subjectSchool resultsen
dc.titlePrática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
trabalhos de casa perspetivas de pais e alunos.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: