Repository logo
 
Publication

O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica

dc.contributor.advisorSousa, Otília dept_PT
dc.contributor.authorJaneiro, Ana Sofia
dc.date.accessioned2015-10-09T14:03:47Z
dc.date.available2015-10-09T14:03:47Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório final integra-se na unidade curricular realizada no âmbito de Prática Supervisionada II do 2º ano do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta a prática pedagógica realizada e uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido, como também integra uma investigação motivada pelas dificuldades ortográficas reveladas pelos alunos. Concebeu-se um estudo centrado no ensino explícito da ortografia e na abordagem do ditado interacionista, o ditado zero (0) erros. Pretendeu-se que os alunos, ao perspetivarem a língua como objeto de estudo, refletissem e partilhassem as suas conceções sobre a escrita, desenvolvendo estratégias que lhes permitissem escrever de acordo com a norma ortográfica. A amostra foi constituída por um grupo de vinte e quatro alunos do 3º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade, sendo esta a turma onde também foi realizada a prática pedagógica apresentada. A investigação foi desenvolvida em três etapas fundamentais: pré-teste, intervenção e pós-teste. Depois de identificadas as necessidades específicas da turma a partir de duas tarefas distintas, o ditado e a redação, tiveram lugar diversos momentos de ensino explícito, cada um seguido, posteriormente, da abordagem interacionista do ditado, que focalizavam as dificuldades ortográficas evidenciadas pelos alunos. Por último, após a intervenção, avaliou-se o grupo, recorrendo aos mesmos instrumentos utilizados na avaliação inicial. Observou-se uma evolução das competências ortográficas visadas, indicando que, a prática de um ensino explícito acompanhada da abordagem interacionista do ditado, constituem metodologias promotoras de reflexão linguística e aprendizagem neste âmbito.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This final report forms part of the Supervised Teaching Practice course of the Master of Teaching (Primary Education). It presents the pedagogical practice carried out and a reflection on the entire educational path followed and also includes an investigation prompted by spelling difficulties identified in students. This study focuses on the explicit teaching of spelling and on the interactive dictation approach. The aim was for the students, when viewing the language as an object of study, to reflect and share their concepts of writing, developing strategies to enable them to write in accordance with spelling standards. The sample consisted of a group of twenty-four students in the 3rd grade of basic education, aged between eight and nine years old. The research was developed in three main stages: pre-testing, intervention and post-testing. After identifying the specific needs of the class based on two different tasks, dictation and writing, a number of explicit teaching moments were carried out, each then followed by an interactive dictation focusing on the spelling difficulties highlighted by the students. Finally, after the intervention, an evaluation of the group was performed, using the same instruments as those used in the initial assessment. An evolution of the targeted spelling skills was noted, indicating that the practice of monitored explicit teaching and interactive dictation are methodologies that promote linguistic reflection and learning in this area.en
dc.identifier.tid201358336pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5261
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectDitado interacionistapt_PT
dc.subjectEnsino explícitopt_PT
dc.subjectReflexão linguísticapt_PT
dc.subjectSpellingen
dc.subjectInteractive dictationen
dc.subjectExplicit teachingen
dc.subjectLinguistic reflectionen
dc.titleO impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográficapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final PESII Ana Sofia Janeiro 2013125..pdf
Size:
2.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: