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As imagens técnicas e o devir fantasmático da visão moderna: da génese de uma modernidade assombrada à obra de Harun Farocki
dc.contributor.author | Matoso, Rui | |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T14:41:57Z | |
dc.date.available | 2018-04-12T14:41:57Z | |
dc.date.issued | 2014-08 | |
dc.description.abstract | Talvez nunca como hoje o dictum de Paul Klee, «a arte não reproduz o visível, torna visível»1, tenha ganho um sentido tão material e concreto. As práticas artísticas contemporâneas, cujas táticas se fundamentam numa ideia de arte constitutivamente política (Agamben2), vêm-se ocupando do invisível enquanto substrato operativo e fantasmático produzido pelas tecnologias visuais emergentes. A carta de Gilbet Simondon a Jacques Derrida, datada de 3 de julho de 1982, sobre Tecno-Estética, revela a sua vontade de revitalização da filosofia contemporânea, a qual, no entendimento de Simondon, deve fundar-se num «pensamento dos interfaces, onde nada deve ser excluído a priori» (Simondon: 1. [Sublinhado nosso]). Traduzindo-se numa nova categoria de objetos produzidos pela fusão intercategorial da técnica e da estética, objetos perfeitamente funcionais, bem sucedidos e belos (idem). Se no âmbito da estética a contemplação do belo é um fim em si mesmo, na perspetiva da tecno-estética a contemplação não é tida como categoria principal, porquanto é «no uso, na ação, que o objeto se torna orgásmico, mediação tátil e motor da estimulação (…) É um tipo de intuição que é perceptivo-motora e sensorial. O corpo do operador dá e recebe. Mesmo uma máquina como o torno ou fresadora produz essa sensação particular. Existe todo um conjunto sensorial de ferramentas de todos os tipos (…) com o seu próprio conjunto de sensações.» (idem: 3). Existe portanto um espectro contínuo que liga a estética e a técnica, e nenhum objeto técnico é indiferente à nossa necessidade estética. A eletricidade não é um objeto, «mas pode tornar-se uma fonte de aesthesis quando mediada por um instrumento adequado que lhe permita atingir os órgãos dos sentidos.» (idem: 5). A noção de tecno-estética possibilita-nos assim enquadrar a relação “sinestésica” entre os desenvolvimentos tecno-científicos e a sua assombração estética nas diversas fases da modernidade. Desde a invenção da lanterna mágica no séc. XVII, e das apresentações públicas sob a forma de Fantasmagorias, que a emanação espectacular da técnica conflui com um modo tecnológico de fruição estética. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/8400 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.subject | Imagem técnica | pt_PT |
dc.subject | Fantasmagoria | pt_PT |
dc.subject | Invisível | pt_PT |
dc.subject | Positivismo | pt_PT |
dc.subject | Fotografia espírita | pt_PT |
dc.title | As imagens técnicas e o devir fantasmático da visão moderna: da génese de uma modernidade assombrada à obra de Harun Farocki | pt_PT |
dc.type | journal article | |
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oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
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person.familyName | Matoso | |
person.givenName | Rui | |
person.identifier.ciencia-id | 5015-E113-BBEA | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8191-7336 | |
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rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | eca4baba-2fea-43de-98c7-38148b5e9472 | |
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