Repository logo
 
Publication

O pas de valse como elemento facilitador da performance no âmbito da aula de técnica de dança clássica, aplicado em alunos do 3º ciclo do ensino artístico especializado do Conservatório David de Sousa

dc.contributor.advisorGraça, Cristina
dc.contributor.authorValdés, Roysel
dc.date.accessioned2024-02-09T11:28:48Z
dc.date.available2024-02-09T11:28:48Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio reflete sobre o impacto da implementação do pas de valse como elemento facilitador da aquisição de competências associadas à performance, no âmbito das aulas de Técnica de Dança Clássica, com os alunos de dança do 3º Ciclo do Ensino Básico do Conservatório David de Sousa. A partir do seu potencial dinâmico, caracterizado por uma precisão rítmica acentuada nos membros inferiores, em contraste com a fluidez e leveza do movimento dos membros superiores, assim como a sua versatilidade a nível de deslocação espacial e na combinação com outros movimentos como ‘passo de ligação’, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica com foco na aplicação de estratégias que permitissem conectar as práticas de estúdio (aulas) com as práticas de palco (apresentações). Neste estudo, realizado durante o ano letivo 2022/2023, foram aplicados os princípios da metodologia investigação-ação e implementados os seguintes instrumentos de recolha de dados: grelhas de observação, um questionário, uma entrevista, um diário de bordo e registos audiovisuais. Através do mesmo, foi possível desenvolver as competências técnico-artísticas, cognitivas e socioemocionais associadas à performance previstas no programa e demonstradas em contexto de apresentações públicas, dinamizadas pela instituição de acolhimento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This internship report reflects on the impact of implementing the pas de valse as an element that facilitates the acquisition of skills associated with performance, within the scope of Classical Dance Technique classes, with middle school dance students at the David de Sousa Conservatory. Based on its dynamic potential, characterised by an accentuated rhythmic precision in the lower limbs, in contrast to the fluidity and lightness of the movement of the upper limbs, as well as its versatility in terms of spatial displacement and in combination with other movements such as the 'linking step', a pedagogical intervention was developed with a focus on applying strategies to connect studio practices (classes) with stage practices (performances). In this study, carried out during the 2022/2023 academic year, the principles of the action research methodology were applied and the following data collection instruments were implemented: observation grids, a questionnaire, an interview, a logbook and audiovisual recordings. Through this, it was possible to develop the technical-artistic, cognitive and socioemotional skills contained in the programme and demonstrated in the context of public performances organised by the host institution.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationValdés, R. (2023). O pas de valse como elemento facilitador da performance no âmbito da aula de técnica de dança clássica, aplicado em alunos do 3º ciclo do ensino artístico especializado do Conservatório David de Sousa [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17090pt_PT
dc.identifier.tid203527984
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17090
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica de dança clássicapt_PT
dc.subjectPas de valsept_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectClassical dance technique
dc.subjectPas de valse
dc.subjectPerformance
dc.titleO pas de valse como elemento facilitador da performance no âmbito da aula de técnica de dança clássica, aplicado em alunos do 3º ciclo do ensino artístico especializado do Conservatório David de Sousapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ROYSEL.pdf
Size:
22.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: