Repository logo
 
Publication

O ator no centro da experiência do filme: os casos de Roberto Rossellini, John Cassavetes e Abdelatif Kechiche

dc.contributor.advisorGonçalves, Vítor
dc.contributor.authorGomes, João Sérgio Silva de Almeida
dc.date.accessioned2018-02-21T15:03:09Z
dc.date.available2018-02-21T15:03:09Z
dc.date.issued2018-02-09
dc.descriptionTrabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Realizaçãopt_PT
dc.description.abstractO ponto de partida para este trabalho é um projecto de filme, uma ficção com textura documental que tem como cenário os Santos Populares de Lisboa. A premissa do projecto levanta uma questão que tentarei aprofundar: como fazer do actor o centro de gravidade criativa do filme? Foram vários os realizadores que, fundados numa colaboração profunda com os seus actores, viram na própria experiência da filmagem o seu momento privilegiado de combustão e descoberta artística. Para eles a “vida” do filme está nas matizes não planeadas em que o ator, insurrecto e protegido do entorpecedor aparato técnico do cinema, leva o filme nessa demanda. Rosselini, Cassavetes e Kechiche convergem nesta ideologia do autêntico, mesmo que, conforme ficará patente, com implicações metodológicas bem diversas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The starting point to this work is a film project, a documentary feel fiction set in the popular saints party in Lisbon, which premise raises a key issue: how to make the actor the focal creative point of the film? Several directors, based on a profound collaboration with their actors, equated the experience of filming itself as the most important opportunity of artistic discovery. The “life” of the movie” is right in the unplanned factor where the actor, rebellious and protected from the numbing technical apparatus of cinema, “takes the film” in its quest. The three directors i propose to study converge in this ideology even if with diverse methodological implications.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201853094
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8087
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectActor, cinemapt_PT
dc.subjectRoberto Rossellinipt_PT
dc.subjectJohn Cassavetespt_PT
dc.subjectAbdelatif Kechichept_PT
dc.titleO ator no centro da experiência do filme: os casos de Roberto Rossellini, John Cassavetes e Abdelatif Kechichept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleO ator no centro da experiência do filme: os casos de Roberto Rossellini, John Cassavetes e Abdelatif Kechichept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese de Mestrado (1).docx.pdf
Size:
775.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: