Repository logo
 
Publication

Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância

dc.contributor.advisorFuertes, Marinapt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Rita Carvalho
dc.date.accessioned2023-09-18T09:00:58Z
dc.date.available2023-09-18T09:00:58Z
dc.date.issued2023-06-06
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) 2º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO relatório de estágio apresentado surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II e tem como finalidade retratar de forma reflexiva e fundamentada a minha prática educativa enquanto educadora-estagiária, ao longo de quinze semanas de intervenção pedagógica num estabelecimento educativo pertencente à rede pública, na valência de Jardim de Infância, com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Essenciais ao meu processo interventivo, neste documento consta a caraterização do contexto socioeducativo em que decorreu a prática e, partindo desta caraterização, são apresentadas as intencionalidades educativas que delineei para com os distintos intervenientes no processo educativo, fundamentando e estabelecendo as bases da minha ação educativa no contexto. Resultante de uma frequente análise interpretativa das minhas observações e vivência ao longo da prática, considerei pertinente refletir acerca da realidade do contexto da minha PPSII, realizando uma investigação de natureza mista, centrada no estudo das perspetivas das famílias e da educadora cooperante acerca do envolvimento e participação das famílias no contexto de Jardim de Infância, formulando a problemática: Pais…façam o favor de entrar! A participação das Famílias em Jardim de Infância. A partir das diversas técnicas, instrumentos de recolha de dados e distintos métodos de análise e interpretação dos resultados, foi possível a triangulação dos dados obtidos, permitindo compreender que tanto as famílias, como a educadora cooperante reconhecem vastos benefícios na participação e envolvimento das famílias em JI e demostram interesse em colaborar mutuamente, perspetivando a construção de uma parceria. Contudo, quer as famílias, quer a educadora ambicionam uma maior e mais frequente comunicação, participação e envolvimento das famílias, identificando para além de alguns obstáculos, algumas sugestões para reforçar e promover estas ações. Por fim, é apresentada uma análise e reflexão do meu percurso académico e prática profissional, destacando os contributos para a construção da minha profissionalidade docente e formação pessoal e social, e em jeito de conclusão, são apresentadas as considerações finais deste trabalho.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The internship report presented comes within the scope of Supervised Professional Practice II and aims to portray in a reflective and reasoned way my educational practice as an educator-trainee, over fifteen weeks of pedagogical intervention in an educational establishment belonging to the public system, in a Kindergarten, with a group of twenty-five children, aged between four to six years. Essential to my intervention process, this document contains the characterization of the socio-educational context in which the practice took place and, based on this characterization, the educational intentions that I outlined for the different actors in the educational process are presented, substantiating and establishing the foundations of my educational action in the context. As a result of a frequent interpretative analysis of my observations and experiences throughout the practice, I considered it pertinent to reflect on the reality of the context of my SPPII, conducting a mixed research, focused on the study of families and cooperating educator perspectives about the involvement and participation of families in kindergarten, formulating the problematic: Parents...please come in! The participation of families in kindergarten. From the different techniques, data collection instruments and different methods of analysis and interpretation of results, it was possible to triangulate the data obtained with the research, allowing me to understand that either families and the cooperating educator recognize vast benefits in the participation and involvement of families in kindergarten and show interest in collaborating mutually, with the perspective of building a partnership. However, either families and the educator aspire to a greater and more frequent communication, participation and involvement of families, identifying in addition to some obstacles, some suggestions to strengthen and promote these actions. Finally, an analysis and reflection of my academic career and professional practice is presented, as well as the contributions to the construction of my teaching professionality and personal and social training, and in conclusion, are presented the final considerations of this work.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, A. R. C. (2023). Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16478pt_PT
dc.identifier.tid203353056
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16478
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectInvolvementpt_PT
dc.titlePais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RELATÓRIO PPSII - Rita Gonçalves_2021070_MEPE2A.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: