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Publicidade, moda e representações de género em plena globalização

dc.contributor.authorPina, Helena Figueiredo
dc.date.accessioned2014-11-19T14:39:09Z
dc.date.available2014-11-19T14:39:09Z
dc.date.issued2013-10-17
dc.description.abstractEste artigo reflete sobre a influência que a Publicidade e a Moda, e em particular a Publicidade de Moda têm enquanto modelos de referência, tanto para a construção da identidade pessoal (onde a aparência surge como reflexo), como para a interiorização dos modelos de conduta associados às representações de género veiculadas que ajudam a interpretar a realidade social. Publicidade e Moda são produtos culturais e a Publicidade de Moda utiliza códigos, transmite mensagens numa linguagem “quase“ silenciosa sendo expressão da cultura atual. Outrora símbolo de estatuto social, a Moda é agora símbolo de criação identitária própria através dos olhos dos outros, ou seja, num contexto de relações sociais. A busca é a diferenciação como indivíduo e os sinais das marcas de moda são usados pelos indivíduos na afirmação da sua unicidade, da sua originalidade. Particularmente na imagética da publicidade de moda, há já algumas décadas que a publicidade é palco do simbolismo sexual, tanto na sensualidade ligada a determinados ideais de aparência ou beleza, como no papéis e relações entre géneros que são aprendidos e representados socialmente. De facto, os efeitos da comparação entre as imagens do corpo e a realidade do próprio corpo, podem resultar em julgamentos negativos acerca da imagem corporal e uma forte pressão para as mulheres, mas também para os homens, na tentativa algo inglória para alcançar um ideal, na maior parte das vezes irreal, porque é o resultado de simulações várias transmitidas pelas imagens publicitárias. Por outro lado, o género é um traço identitário profundamente implicante para o ser humano pois culturalmente liga-se a noção de género aos papéis sexuais e sociais definidos para os indivíduos. Ao nível das representações de género, este é um tempo “em aberto”, tudo é possível, porque os papéis femininos e masculinos veiculados pela publicidade se vão gradualmente modificando, mas em coexistência com os papéis mais estereotipados de outrora e os mais revolucionários do amanhã, transformando o agora num momento algo ambíguo.por
dc.identifier.citationPina, H. F. (2013, outubro, 17-19). Publicidade, moda e representações de género em plena globalização [Comunicação oral]. 8º Congresso SOPCOM, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3941
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherSOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicaçãopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectModapor
dc.subjectRepresentações de géneropor
dc.subjectIdentidade pessoalpor
dc.subjectAparência corporalpor
dc.subjectPapéis sociaispor
dc.titlePublicidade, moda e representações de género em plena globalizaçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpor
oaire.citation.title8º Congresso SOPCOM: Comunicação global, cultura e tecnologiapor
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person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idE61B-0C90-EFCA
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