Repository logo
 
Publication

Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica

dc.contributor.advisorMedeiros, Carlapor
dc.contributor.authorCosta, Leonor Matos
dc.date.accessioned2011-10-31T10:39:45Z
dc.date.available2011-10-31T10:39:45Z
dc.date.issued2011-08
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.por
dc.description.abstractMilhares de mulheres são vítimas em todo o mundo de violência doméstica. Para combater este flagelo, são muitas as instituições que desenvolvem campanhas publicitárias com o intuito de sensibilizar a população e incentivar à denúncia. Contudo, por diversos motivos, as campanhas a favor de causas sociais têm algumas dificuldades em atingir a população e servir o seu propósito. Desta forma, torna-se pertinente averiguar acerca da existência de factores que possam contribuir para o sucesso das campanhas contra a violência doméstica. Para tal, foram analisadas todas as campanhas em Portugal, em imprensa e televisão, dos últimos dez anos (2001-2010) e através dos indicadores, evolução do número de denúncias e de notícias nos meios de comunicação social, distinguimos as campanhas que tiveram mais sucesso das que tiveram menos. Após a análise extensiva dos 44 anúncios, concluímos que a segmentação do público-alvo, a utilização na imagem de ângulos diferentes do normal, a representação realista de sinais de violência evidente quando existentes nas personagens, a utilização de um maior peso de verbos e de adjectivos positivos no discurso publicitário e a utilização de sons que exprimam violência nos anúncios televisivos, podem constituir factores de sucesso nas campanhas contra a violência doméstica. Consideramos não ser obrigatória a presença de personagens ou a utilização de músicas que transmitam tristeza ao espectador para que a campanha tenha sucesso. Por outro lado, diríamos que pode não ser positiva a utilização de humor ou a abordagem do tema com leviandade.por
dc.identifier.citationCosta, Leonor Matos - Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.tid201123827por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/202
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCampanhas publicitáriaspor
dc.subjectViolência domésticapor
dc.titleFactores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Domésticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Factores de Sucesso na Publicidade contra a Violência Doméstica_versão corrigida.pdf
Size:
8.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: