Repository logo
 
Publication

Mobile Banking: fatores determinantes na adesão

dc.contributor.advisorMachado, Ana Teresapor
dc.contributor.authorCristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim
dc.date.accessioned2012-12-27T14:58:58Z
dc.date.available2012-12-27T14:58:58Z
dc.date.issued2012-11
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.por
dc.description.abstractNuma altura em que a Internet está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, com o crescimento exponencial da penetração de telemóveis e smartphones, aliado à crescente valorização da mobilidade, os Bancos atentos a estas evoluções, viram nos dispositivos móveis uma oportunidade para desenvolverem um novo canal de acesso aos seus serviços em qualquer hora e/ou local, a partir de um smartphone ou tablet com ligação à internet. Como mais um canal à disposição dos clientes, os bancos depositam nele uma grande expetativa de ganhos futuros. Sendo o mais recente canal de interação com o cliente, esta investigação procura identificar os fatores que explicam a adesão ou utilização atual do mobile banking, para isso construiu-se um modelo de pesquisa resultante da combinação da teoria de difusão de inovações, risco, inovação pessoal e caraterísticas sociodemográficas. Para verificar a importância das dimensões do modelo optou-se por um estudo exploratório, de natureza quantitativa, através da aplicação de um questionário digirido a indivíduos bancarizados maiores de idade, com conta num banco a operar em Portugal. Os resultados obtidos revelam que a adesão / utilização do mobile banking está suportada pelas variáveis, vantagem relativa, compatibilidade e facilidade de uso. Relativamente às caraterísticas sociodemográficas, apenas a variável género se mostrou com relevância estatística.por
dc.identifier.citationCristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim - Mobile Banking: fatores determinantes na adesão. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.tid201124653por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2013
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectMobile bankingpor
dc.subjectCompatibilidadepor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.titleMobile Banking: fatores determinantes na adesãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleMobile Banking: fatores determinantes na adesãopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_Patricia Cristino.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: