Publication
Grupos heterogéneos e diferenciação pedagógica em educação pré-escolar: conceções e práticas de uma equipa educativa
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Carina Miguel Figueiredo da Cruz Rosa | |
| dc.contributor.author | Costa, Mariana Lacerda Santos | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T09:28:27Z | |
| dc.date.available | 2025-11-14T09:28:27Z | |
| dc.date.issued | 2025-09-10 | |
| dc.date.submitted | 2025-06-30 | |
| dc.description | Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | |
| dc.description.abstract | O presente relatório, elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, do 2º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), apresenta uma análise reflexiva e fundamentada da intervenção realizada num jardim de infância de Lisboa, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O documento oferece, por um lado, uma caracterização da ação contextualizada, bem como uma descrição e análise das intencionalidades subjacentes à ação e do processo de intervenção na PPS II. Por outro, descreve a investigação realizada em torno de Grupos heterogéneos e diferenciação pedagógica em Educação Pré-Escolar: conceções e práticas de uma equipa educativa, norteada pelos seguintes objetivos: (i) Analisar as conceções da equipa educativa e das crianças sobre os grupos etariamente heterogéneos na Educação Pré-Escolar; (ii) Compreender os benefícios e desafios dos grupos etariamente heterogéneos em jardim de infância; (iii) Analisar estratégias pedagógicas potenciadoras da aprendizagem em grupos etariamente heterogéneos na Educação PréEscolar. A investigação, de natureza qualitativa, teve por base um estudo de caso que visou, genericamente, analisar as vantagens de grupos de crianças etariamente heterogéneos e compreender a influência das suas especificidades na ação do educador de infância. Para tal, recolheram-se dados por meio da observação participante, de entrevistas semiestruturadas ao educador cooperante e a sete crianças do grupo, de conversas informais com a equipa educativa e da análise documental, que foram, posteriormente, tratados através da análise de conteúdo e da sua triangulação com a literatura convocada. Os resultados indicam que este tipo de organização metodológica oferece vantagens tanto para as crianças mais novas como para as mais velhas. Contudo, também exige ao educador uma prática esforçada e rigorosa, impelindo-o à criação de oportunidades de aprendizagem diferenciadas e tal-qualmente desafiadoras para todas as faixas etárias do grupo. | por |
| dc.description.abstract | This report, drawn up as part of Supervised Professional Practice II, in the 2nd year of the Master's programme in Pre-School Education at the Lisbon School of Education (ESELx), presents a reflective and reasoned analysis of the intervention carried out in a Lisbon kindergarten with a group of 25 children aged between 3 and 6. The document offers, on the one hand, a characterisation of the contextualised action, as well as a description and analysis of the intentions behind the action and the intervention process in PPS II. On the other hand, it describes the research carried out on Heterogeneous groups and pedagogical differentiation in pre-school education: conceptions and practices of an educational team, guided by the following objectives: (i) To analyse the educational team's and children's conceptions of age-heterogeneous groups in pre-school education; (ii) To understand the benefits and challenges of ageheterogeneous groups in kindergarten; (iii) To analyse pedagogical strategies that enhance learning in age-heterogeneous groups in pre-school education. The research, of a qualitative nature, was based on a case study which aimed, in general, to analyse the advantages of groups of children who are heterogeneous in age and to understand the influence of their specificities on the actions of the nursery kindergarten teacher. To this end, data was collected through participant observation, semi-structured interviews with the cooperating educator and seven children in the group, informal conversations with the educational team and document analysis, which was then processed through content analysis and triangulation with the literature cited. The results indicate that this type of methodological organisation offers advantages for both younger and older children. However, it also requires the educator to work hard and rigorously, pushing them to create differentiated and equally challenging learning opportunities for all age groups in the group. | eng |
| dc.identifier.citation | Costa, M. L. S. (2025). Grupos heterogéneos e diferenciação pedagógica em educação pré-escolar: conceções e práticas de uma equipa educativa [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22267 | |
| dc.identifier.tid | 204003253 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22267 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Educação pré-escolar | |
| dc.subject | Grupos heterogéneos | |
| dc.subject | Diferenciação pedagógica | |
| dc.subject | Conceções | |
| dc.subject | Prática profissional supervisionada | |
| dc.subject | Pre-school education | |
| dc.subject | Heterogeneous groups | |
| dc.subject | Pedagogical differentiation | |
| dc.subject | Conceptions | |
| dc.subject | Supervised professional practice | |
| dc.title | Grupos heterogéneos e diferenciação pedagógica em educação pré-escolar: conceções e práticas de uma equipa educativa | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestre em Educação Pré-Escolar |
