Repository logo
 
Publication

Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratĂ©gias para o desenvolvimento de competĂȘncias

dc.contributor.authorFerreira, Marco
dc.contributor.authorHorta, InĂȘs Vasconcelos
dc.date.accessioned2015-09-21T15:32:57Z
dc.date.available2015-09-21T15:32:57Z
dc.date.issued2015-07
dc.description.abstractO domĂ­nio da leitura Ă© de extrema importĂąncia para as aprendizagens escolares. Um nĂșmero significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem especĂ­ficas (DAE) ao nĂ­vel da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados Ă s DAE de leitura e apresentar estratĂ©gias que promovem o ensino eficaz e o domĂ­nio desta competĂȘncia, nomeadamente, ao nĂ­vel da consciĂȘncia fonĂ©mica e da fluĂȘncia da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The mastery of reading is extremely important for scholar acquisitions. However a significant number of students present specific learning disabilities in reading processes, which interfere with the overall process of teaching and learning. This article aims to review the factors associated with specific learning disabilities in reading processes and suggest strategies to promote effective teaching, namely, at phonemic awareness and reading fluency levels, indicating methodologies and activities that can be implemented in the classroom.pt_PT
dc.description.abstractRĂ©sumĂ© La maĂźtrise de la lecture est extrĂȘmement importante pour l'apprentissage scolaire. Un nombre important d'Ă©tudiants prĂ©sente, cependant, des troubles spĂ©cifiques d’apprentissage au niveau de la lecture, qui interfĂšrent avec le processus global d'enseignement et d'apprentissage. Cet article vise Ă  examiner les facteurs associĂ©s aux troubles spĂ©cifiques d’apprentissage au niveau de la lecture et Ă  prĂ©senter des stratĂ©gies qui favorisent un enseignement efficace et la maĂźtrise de cette compĂ©tence, en particulier au niveau de la conscience phonĂ©mique et la fluence en lecture, indiquant des mĂ©thodologies et des activitĂ©s qui peuvent ĂȘtre dĂ©veloppĂ©es dans le contexte de salle de classe.pt_PT
dc.identifier.citationFerreira, M., Horta, I., (2014) Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratĂ©gias para o desenvolvimento de competĂȘncias, Da Investigação Ă s PrĂĄticas, 5(2), 144 - 154pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5212
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85/pdf_13pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagem da leiturapt_PT
dc.subjectConsciĂȘncia fonĂ©micapt_PT
dc.subjectFluĂȘncia da leiturapt_PT
dc.subjectEnsino da leiturapt_PT
dc.subjectLearning disabilitiespt_PT
dc.subjectLearning of reading, phonemicpt_PT
dc.subjectReading fluencypt_PT
dc.subjectTeaching of readingpt_PT
dc.subjectDifficultés d'apprentissagept_PT
dc.subjectApprentissage de la lecturept_PT
dc.subjectConscience phonémiquept_PT
dc.subjectFluence en lecturept_PT
dc.subjectEnseigner la lecturept_PT
dc.titleLeitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratĂ©gias para o desenvolvimento de competĂȘnciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage154pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage144pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Pråticaspt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
85-186-1-PB.pdf
Size:
135.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: