Repository logo
 
Publication

A comunicação oral formal: a exposição oral

dc.contributor.advisorSilva, Encarnaçãopt_PT
dc.contributor.authorGago, Vânia Coelho da Mata Conceição
dc.date.accessioned2016-09-27T12:35:30Z
dc.date.available2016-09-27T12:35:30Z
dc.date.issued2016-07-12
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática Educativa Su-pervisionada II, no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, como reflexão do percurso desenvolvido na segunda intervenção realizada no âmbito da Unidade Curricular supra-referida. Neste trabalho, para além da descrição da intervenção realizada numa turma de 1.º Ciclo de En-sino Básico e das aprendizagens suscitadas no âmbito da mesma, é apresentada uma investiga-ção sobre o género textual oral formal. Esta intitula-se “A Comunicação Oral Formal: A Exposição Oral” e tem como finalidade compreender até que ponto a explicitação das regras do género em questão e o domínio sobre os conteúdos expostos, influenciam a proficiência dos alunos nas co-municações orais formais. Em conformidade com o objeto de estudo, bem como com o contexto em que este teve lugar, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa – Investigação-Ação – tendo-se baseado a téc-nica de recolha de dados na observação participante com recurso ao preenchimento de grelhas de observação, aquando dos momentos de comunicação de projetos. Não sendo generalizável a análise dos dados, concluiu-se que a monitorização do professor ao longo do período de trabalho em projeto, permite uma maior apropriação dos conteúdos do tema em questão, por parte dos alunos, libertando-os, deste modo, para, na fase de treino da exposição oral, se debruçarem no desenvolvimento de competências linguísticas da exposição oral formal.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report has been developed in the scope of the Unit on Supervised Teaching Practice II (Prática de Ensino Supervisionada) of the second year of the Masters Degree Program in First and Middle School Teaching of Escola Superior de Educação de Lisboa, as a reflexion of the path developed during the second intervention performed for the previously mentioned Curricular Unit. In this paper, additionally to the description of the intervention performed in a 3rd grade class and the learning raised from it, an investigation on the formal oral textual typology is also presented. This investigation is entitled “Formal Oral Communication: the Oral Presentation” and aims to un-derstand to what extent the explanation of the genre rules in question and the domain of the con-tents exposed, influence the proficiency of students in formal oral presentations. In accordance with the object of study, as well as the context in which it took place, a qualitative methodology was used - Research-Action – and data was collected in a participant observation technique, through the filling of observation grids, during the project communication times. Although we cannot generalize from the results of the data analysis, it was concluded that the teacher’s monitoring throughout the project work period, allows greater ownership of the theme of the content in question by the students, allowing them, in the training phase of the presentation, to focus on the development of language skills of formal oral expression.en
dc.identifier.tid201393646pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6459
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação oral formalpt_PT
dc.subjectCompetências linguísticaspt_PT
dc.subjectExplicitaçãopt_PT
dc.subjectGrafocentrismopt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.subjectFormal oral communicationen
dc.subjectLinguistic competencesen
dc.subjectExplicitnessen
dc.subjectScriptismen
dc.subjectCurricular Integrationen
dc.titleA comunicação oral formal: a exposição oralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2013118Vânia Coelho da Mata Conceição Gago_tm.pdf
Size:
4.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: