Publication
O ensino da gramática no 2.º CEB: a voz dos alunos
dc.contributor.author | Pereira, Susana | |
dc.contributor.author | Rato, Valter | |
dc.contributor.author | Valente, Bianor | |
dc.contributor.author | Leite, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T09:54:46Z | |
dc.date.available | 2023-10-09T09:54:46Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente artigo visa contribuir para a discussão sobre a voz dos alunos no processo educativo, a partir do trabalho em desenvolvimento no projeto O Ensino da Gramática: perspetiva dos alunos de 2.º CEB. Embora o desenvolvimento de competências de explicitação gramatical deva acompanhar, desde os primeiros anos de escolaridade, o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, esta constitui uma das competências mais problemáticas no ensino e aprendizagem do Português. O facto de os alunos apresentarem, continuadamente, resultados francamente insatisfatórios em exercícios de explicitação gramatical constitui um claro indicador das dificuldades neste domínio. Na literatura da especialidade, prevalece a ideia de que os alunos não se sentem motivados nem gostam de aprender gramática, sem que esta perceção se apoie em estudos especificamente concebidos para conhecer a visão dos alunos. Visto que pouca voz se tem dado aos alunos a respeito do que pensam e das dificuldades que sentem neste domínio da sua língua materna, este estudo define como objetivos: (i) conhecer as conceções dos alunos de 2.º CEB, sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do Português; (ii) relacionar as suas conceções com os desempenhos que apresentam; (iii) caracterizar, de acordo com as perceções dos alunos, as diferentes metodologias adotadas pelos docentes no ensino dos conhecimentos gramaticais; (iv) e relacioná-las com as conceções e com os desempenhos escolares dos alunos. Numa fase inicial da investigação, a pilotagem dos instrumentos de recolha de dados permite elaborar um primeiro esboço das respostas a questões como (i) Que papel atribuem os alunos do 2.º CEB ao ensino da gramática na aula de Português?; (ii) Em que conteúdos os alunos consideram ter uma maior/menor facilidade de aprendizagem?; (iii) Será que os alunos do 2.º CEB gostam de aprender gramática?; (iv) Na perspetiva dos alunos, em que atividades se baseia o ensino da gramática? Ao realizar este esboço, pretende-se ainda aferir a adequação dos questionários à faixa etária dos alunos e ao nível de escolaridade, assim como identificar possíveis incoerências nos instrumentos a aplicar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-44-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16534 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE Portugal | pt_PT |
dc.subject | Didática do português | pt_PT |
dc.subject | Conceções dos alunos | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento gramatical | pt_PT |
dc.subject | 2.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | O ensino da gramática no 2.º CEB: a voz dos alunos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 314 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 302 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal | pt_PT |
person.familyName | Pereira | |
person.familyName | Valente | |
person.familyName | Leite | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Bianor | |
person.givenName | Teresa | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-0105-CD3A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4278-8129 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6541-8000 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2969-9882 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56971104800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55798180500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 | |
relation.isAuthorOfPublication | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2023_Pereira_Rato_ValenteLeite_O ENSINO DA GRAMÁTICA NO 2.º CEB- A VOZ DOS ALUNOS.pdf
- Size:
- 678.65 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: