Publication
Educação sexual no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: as alterações do corpo na adolescência
dc.contributor.advisor | Silva, Maria João | pt_PT |
dc.contributor.author | Reis, Cláudia Cristina França dos | |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T12:06:26Z | |
dc.date.available | 2019-02-22T12:06:26Z | |
dc.date.issued | 2018-12-13 | |
dc.description | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no currículo do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório apresenta uma dimensão descritiva e reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida durante a PES ll e uma dimensão investigativa (estudo empírico). Na dimensão investigativa pretende-se conhecer a forma como os alunos veem as mudanças do próprio corpo e as mudanças do corpo dos outros e explorar estratégias de aceitação da diversidade. As transformações dos corpos na puberdade são muito importantes na vida de todo o ser humano, sem elas nunca passaríamos de crianças a adultos. Neste sentido é de grande importância abordar este tema na Educação Sexual. Foram definidos três principais objetivos de investigação: i) Identificar as reações dos alunos às alterações do corpo; ii) Implementar estratégias para apoiar os alunos na aceitação do seu corpo e alterações do mesmo; iii) Promover valores de respeito por si próprio e pelos outros, no contexto da sexualidade humana. De forma coerente com os objetivos, foram definidas questões de investigação: a) Como é que os alunos veem as mudanças do próprio corpo?; b) Como é que os alunos veem as mudanças no corpo dos outros?; c) As reações a estas mudanças são iguais para os rapazes e para as raparigas?; d) Quais as melhores estratégias para trabalhar as reações às alterações do corpo?; e) Os alunos valorizam a diversidade e a mudança? Esta investigação foi desenvolvida numa turma do 6º ano com 28 alunos e numa turma do 4º ano com 25 alunos, no decurso da prática de ensino supervisionada ll. Trata-se de um estudo qualitativo, onde foi utilizada a observação direta como principal fonte de recolha de dados. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report was developed in the context of the Supervised Teaching Practice II course, integrated in the curriculum of the Master Course in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report presents a descriptive and reflective dimension on the pedagogical practice developed during PES ll and an investigative dimension (empirical study). In the investigative dimension it is aimed to know how students see the changes of their own body and the changes of the body of others and to explore strategies to promote the acceptance of diversity. The transformations of bodies at puberty are very important in the life of every human being, without them people would never change from children to adults. This way, it is of great importance to address this issue in Sexual Education. Three main research objectives were defined: i) Identify students' reactions to body changes; ii) Implement strategies to support students in the acceptance of their body and of its changes; iii) Promote values of respect for oneself and for others, in the context of human sexuality. Consistently with the objectives, three research questions were defined: a) How do students see the changes in their own bodies? b) How do students see changes in the bodies of others?; c) Are the reactions to these changes identical for boys and for girls?; d) What are the best strategies for working on reactions to body changes?; e) Do students value diversity and change? This research was developed in a 6th grade class with 28 students and in a 4th grade class with 25 students during the supervised teaching practice. This is a qualitative study, where direct observation was used as the main source of data collection. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Reis, C. C. F. (2018). Educação sexual no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: as alterações do corpo na adolescência (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9576 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202126420 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/9576 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação sexual | pt_PT |
dc.subject | Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Corpo | pt_PT |
dc.subject | Mudança | pt_PT |
dc.subject | Diversidade | pt_PT |
dc.subject | Sexual education | pt_PT |
dc.subject | Adolescence | pt_PT |
dc.subject | Body | pt_PT |
dc.subject | Change | pt_PT |
dc.subject | Diversity | pt_PT |
dc.title | Educação sexual no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: as alterações do corpo na adolescência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de Estágio de Cláudia Cristina França dos Reis nº2016490.pdf
- Size:
- 1.55 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: