Repository logo
 
Publication

O valor-notícia de celebridades desportivas: o caso de José Mourinho

dc.contributor.advisorFaustino, Paulo
dc.contributor.authorPlancha, Ana Isabel Batista
dc.date.accessioned2013-03-19T16:02:47Z
dc.date.available2013-03-19T16:02:47Z
dc.date.issued2012-11-20
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.por
dc.description.abstractA presente dissertação pretende revelar a forma como se constrói a imagem de José Mourinho, bem como perceber como essa mesma imagem se transforma, juntamente com outros fatores, em valor-notícia. Se antes, figuras do futebol surgiam apenas na imprensa desportiva, o mesmo não acontece nos dias que correm. A imprensa generalista, bem como a social, faz páginas exclusivas para figuras do mundo do desporto. Páginas de publicidade, artigos do foro desportivo ou simplesmente notícias da vida quotidiana das personalidades (relações familiares e amorosas), passam da secção do desporto para as primeiras páginas ou para qualquer outra secção do jornal. O case study escolhido para este trabalho é, indiscutivelmente um dos mais importantes treinadores da atualidade e é notícia tanto pelas vitórias alcançadas como pela sua personalidade. Jornais, líderes de opinião, anunciantes, cidadãos, não lhe ficam indiferentes. Sendo que é para estes que o jornalista escreve e, como tal, o valor-notícia de uma figura tão emblemática, uma celebridade, é maior. É notícia tanto em Portugal como em Espanha, país onde treina neste momento uma das melhores equipas do mundo. Mas será que é referido da mesma forma no país que o viu crescer e no país onde reside atualmente? Iremos de seguida comprovar essa situação, entre outras, neste estudo que pretende tanto de atualidade como de interesse para o mundo dos média.por
dc.identifier.citationPLANCHA, Ana Isabel Batista - O valor-notícia de celebridades desportivas: o caso de José Mourinho. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.tid201115271por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2362
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectNotíciaspor
dc.subjectPublicidade na imprensapor
dc.subjectCelebridades desportivaspor
dc.subjectAudiênciaspor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectJornalismo desportivopor
dc.subjectMourinho, José (1963-)por
dc.titleO valor-notícia de celebridades desportivas: o caso de José Mourinhopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleO valor-notícia de celebridades desportivas: o caso de José Mourinhopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
final_anaplancha.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: