Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O valor-notícia de celebridades desportivas: o caso de José Mourinho

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
final_anaplancha.pdf1.91 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação pretende revelar a forma como se constrói a imagem de José Mourinho, bem como perceber como essa mesma imagem se transforma, juntamente com outros fatores, em valor-notícia. Se antes, figuras do futebol surgiam apenas na imprensa desportiva, o mesmo não acontece nos dias que correm. A imprensa generalista, bem como a social, faz páginas exclusivas para figuras do mundo do desporto. Páginas de publicidade, artigos do foro desportivo ou simplesmente notícias da vida quotidiana das personalidades (relações familiares e amorosas), passam da secção do desporto para as primeiras páginas ou para qualquer outra secção do jornal. O case study escolhido para este trabalho é, indiscutivelmente um dos mais importantes treinadores da atualidade e é notícia tanto pelas vitórias alcançadas como pela sua personalidade. Jornais, líderes de opinião, anunciantes, cidadãos, não lhe ficam indiferentes. Sendo que é para estes que o jornalista escreve e, como tal, o valor-notícia de uma figura tão emblemática, uma celebridade, é maior. É notícia tanto em Portugal como em Espanha, país onde treina neste momento uma das melhores equipas do mundo. Mas será que é referido da mesma forma no país que o viu crescer e no país onde reside atualmente? Iremos de seguida comprovar essa situação, entre outras, neste estudo que pretende tanto de atualidade como de interesse para o mundo dos média.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.

Keywords

Jornalismo Notícias Publicidade na imprensa Celebridades desportivas Audiências Futebol Jornalismo desportivo Mourinho, José (1963-)

Citation

PLANCHA, Ana Isabel Batista - O valor-notícia de celebridades desportivas: o caso de José Mourinho. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. Dissertação de mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Comunicação Social

CC License