Repository logo
 
Publication

Aplicação da metodologias Kaizen: um estudo de caso na empresa Visound Acústica SA

dc.contributor.advisorJustino, Maria do Rosário
dc.contributor.authorDaccak, Jessica Freire
dc.date.accessioned2021-07-15T10:54:18Z
dc.date.available2021-07-15T10:54:18Z
dc.date.issued2021-02
dc.descriptionMestrado em Controlo e Gestão dos Negóciospt_PT
dc.description.abstractAnteriormente, quando falávamos em qualidade era de forma elementar, apenas se estava a caracterizar atributos de um produto, de um serviço ou de algo passível de qualificar. Com a crescente globalização o conceito de qualidade tornou-se mais abrangente. No passado, o que era visto como um atributo desejável, hoje é uma condição fundamental. Quem fornece o melhor serviço e/ou produto, reduzindo custos e tempo, é quem se destaca dos demais, deste modo para se ter uma vantagem competitiva, há que apostar numa constante melhoria continua. O conceito Kaizen foi criado nos anos 50 por Masaaki Imai que procurou eliminar os desperdícios, criando valor. Kaizen, significa melhoria contínua, sendo uma ferramenta que procura constantemente o equilíbrio entre os objetivos da organização e a satisfação dos clientes. Foi elaborado um estudo sobre este método, passando pela sua história, até aos benefícios, estratégias, orientações, importância e a sua aplicação numa organização. A Visound Acústica S.A, uma das empresas pioneiras em inovação e desenvolvimento de produtos acústicos será o alvo de observação para a aplicação da metodologia Kaizen. Com a investigação realizada, foi possível apurar que a aplicação deste método é uma mais valia para a organização em estudo. Que a procura da melhoria continua obrigará a empresa a estar sempre “em cima do acontecimento”, ou seja, a ter uma estratégia competitiva capaz de responder às flutuações do mercado. A metodologia Kaizen demonstra que com o trabalho em equipa, uma mentalidade aberta para aprender novas formas de trabalho e a capacidade de admitir os erros, são cruciais para o crescimento de uma organização, assim como também para o crescimento individual.pt_PT
dc.description.abstractPreviously, when we talked about quality, we were only characterizing attributes of a product, a service or something that could be qualified. With the increasing globalization, the concept of quality has become more elaborated. In the past, what was viewed as a desirable attribute is now a fundamental condition to have in a product or service that is put in the market. Whoever provides the best service and / or product, reducing costs and time, is the one who stands out from the rest, so to have a competitive advantage, it is necessary to keep investing on constant continuous improvement. The Kaizen concept was created in the 1950s by Masaaki Imai who sought to eliminate waste, creating value. Kaizen, means continuous improvement, it’s a method that constantly seeks a balance between the organization's objectives and customer satisfaction. A study was carried out on this method, going through its history, up to the benefits, strategies, guidelines, importance and how can it be applied in an organization. Visound Acústica S.A, one of the pioneering companies in innovation and development of acoustic products, will be the target of observation for the application of the Kaizen methodology. Through the investigation carried out in this project, it was possible to verify that applying this method would be an asset for the organization under study. The search for continuous improvement will keep the company always “on their toes”, to always have a competitive strategy capable of responding to the various fluctuations in the market. The Kaizen methodology demonstrates that with teamwork, an open mindset to learn new skills and the ability to admit mistakes, are crucial for the growth of any organization, as well as for individual growth.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDaccak, J. F. (2021). Aplicação da metodologia Kaizen: um estudo de caso na empresa Visound Acústica SA. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/13554pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13554
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISCALpt_PT
dc.subjectKaizenpt_PT
dc.subjectMelhoria continuapt_PT
dc.subjectEliminação de desperdíciospt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectRedução do tempopt_PT
dc.subjectCriação de valorpt_PT
dc.subjectTrabalho em equipapt_PT
dc.subjectSatisfação dos clientespt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.subjectContinuous improvementpt_PT
dc.subjectWaste eliminationpt_PT
dc.subjectQualitypt_PT
dc.subjectTime reductionpt_PT
dc.subjectValue creationpt_PT
dc.subjectTeamworkpt_PT
dc.subjectCustomer satisfactionpt_PT
dc.subjectCompetitive advantagept_PT
dc.titleAplicação da metodologias Kaizen: um estudo de caso na empresa Visound Acústica SApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISCALpt_PT
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Final- Jessica Daccak.pdf
Size:
3.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format