Repository logo
 
Publication

Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro

dc.contributor.advisorFalcão, Miguelpt_PT
dc.contributor.authorDurão, Rita Maria Bandeira Afonso
dc.date.accessioned2019-02-27T15:15:38Z
dc.date.available2019-02-27T15:15:38Z
dc.date.issued2018-07-11
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Teatro na Educaçãopt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação tem como ponto de partida a 1ª Conferência Mundial de Educação Artística (CMEA), realizada em Portugal, em março de 2006, numa parceria com a UNESCO. A conferência pretendeu constituir-se como um referencial de boas práticas para a Educação Artística (EA) a nível internacional, de modo a inspirar planos de ação nacionais. Com este estudo pretendemos contribuir para a análise dos possíveis impactos da mesma na década seguinte à sua realização. O desenho da investigação integra-se numa abordagem qualitativa e no paradigma interpretativo, decorrendo da pergunta de partida: em que medida, na última década, os princípios e as recomendações da CMEA têm influenciado o rumo da EA em Portugal, em particular quanto ao perfil do professor de Teatro?. Estabelecemos como objetivos gerais: i) perceber como são analisados, dez anos depois, por diferentes agentes educativos e artísticos, os efeitos, em particular no âmbito do Teatro na Educação, da realização da CMEA em Portugal; ii) perspetivar como a EA é hoje dimensionada por diferentes agentes educativos e artísticos, a partir da análise que fazem das políticas de Educação e de Cultura e das práticas, em particular no campo do Teatro na Educação, em contexto formal; iii) compreender em que medida, a nível nacional, as políticas de Educação contemplam o enquadramento do artista e se estas podem influenciar as possibilidades de ação, em contexto formal escolar. Trata-se de um estudo exploratório que recorre a técnicas de recolha e tratamento documental, bem como de observação não participante, em particular através de entrevistas semi-diretivas a agentes educativos e artísticos, submetidas a análise de conteúdo. As conclusões deste estudo apontam para a importância reconhecida à realização desta conferência e aos seus efeitos imediatos e compromissos políticos, como a organização em 2007, no Porto, da 1ª Conferência Nacional de Educação Artística (CNEA). No entanto, os resultados obtidos, sobretudo a partir das reflexões e das opiniões dos entrevistados, parecem mostrar que prevalece o desconhecimento ou o fraco interesse generalizado sobre a relação entre Arte e Educação, o que dificulta ou inviabiliza a operacionalização de muitas das recomendações emanadas de iniciativas como a CMEA ou a CNEA, desde a presença mais definida da EA na escola ao perfil do professor de Teatro e à possível colaboração do artista na educação formal.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This thesis draws from the 1st World Conference for Arts Education (WCAE), held in Portugal, March 2006, in a joint initiative with UNESCO. Such conference aimed at setting international good practices vis-à-vis Arts Education (AE), as to inspire action plans at a national level. This study is a contribution for the analysis of the impacts of the WCAE, in the 10-year period since it was held. The investigation follows a qualitative approach and the interpretative paradigm, stemming from the kick-off question: to what extent, in the past decade, WCAE principles and recommendations have influenced AE in Portugal, in particular as per the role of the Theater teacher? We outlined as our main goals: i) to understand how different educational and artistic agents analyze, ten-years past, the effects of WCAE being held in Portugal, especially as per Theater in Education; ii) to grasp how different educational and artistic agents frame AE, considering their outlook on the Education and Culture policies and practices, especially as per Theater in Education, in formal context; iii) to understand to what extent, at a national level, Educational policies foresee the artist’s contextualization, and if such policies can influence the possibilities to act in school context and, especially, curricular. It is an exploratory study that uses documental collection and analysis techniques, as well as non-participant observation, especially by means of semi-directive interviews of educational and artistic agents, subsequently submitted to content analysis. The conclusions of this study point to the importance that was recognized to the Conference as well as to its immediate effects and political commitments, as was the organization of the 1st National Conference for Arts Education (NCAE), held at Oporto, in 2007. However, the results, mainly through the reflections and opinions of the interviewees, also seem to show that the prevailing tendency is the lack of knowledge or weak interest as per the relation between Arts and Education, that rends the operationalization of many of WCAE or NCAE’s recommendation difficult or even impossible, from a more defined presence of AE in school to the profile of the Theater teacher and the possible collaboration of the artist in formal education.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationDurão, R. M. B. (2018). Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9594pt_PT
dc.identifier.tid202054632
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9594
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Artísticapt_PT
dc.subjectTeatro na educaçãopt_PT
dc.subjectConferência Mundial de Educação Artísticapt_PT
dc.subjectProfessor de teatropt_PT
dc.subjectArtista na escolapt_PT
dc.subjectArts educationpt_PT
dc.subjectTheater in educationpt_PT
dc.subjectWorld Conference for Arts Educationpt_PT
dc.subjectTheater teacherpt_PT
dc.subjectArtist at schoolpt_PT
dc.titleConferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Artística

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Rita Durao CMEA 2006 DEZ ANOS DEPOIS .pdf
Size:
6.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
ANEXOS .pdf
Size:
5.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: