Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Modelo para determinação da maturidade de uma organização na gestão de ativos físicosPublication . Tancredo, Filipa Vaz Pereira; Sobral, José Augusto da SilvaA rápida evolução do sector industrial e a atual competitividade no mercado mundial constituem um dos grandes desafios que os engenheiros e gestores têm enfrentado desde as últimas décadas. De forma a cumprir um plano estratégico e a responder às constantes necessidades tanto internas como externas, as organizações têm vindo a optar por gerir os seus ativos como um sistema, em vez de o fazer individualmente, alcançando assim benefícios adicionais. A função manutenção e a gestão de ativos têm um papel importante nas organizações através da criação de valor, pois ao alinhar a gestão de ativos com a gestão de topo consegue-se extrair deles a máxima rentabilidade, garantindo que as condições de segurança e riscos são asseguradas e salvaguardas. Porém, a dúvida que predomina é a de até que ponto as organizações estão preparadas para colocar em prática tais sistemas. No presente trabalho pretende-se estudar o estado de maturidade de três organizações no que diz respeito à técnica de gestão de ativos, elaborando uma metodologia que visa catalogar a organização num determinado nível de maturidade segundo os requisitos estipulados pela Norma ISO 55001. Os resultados obtidos indicam a forma como a organização realiza a gestão dos seus ativos físicos, conseguindo determinar o estado de maturidade desta atividade relativamente aos requisitos normativos recentes. Portanto, de acordo com o nível de maturidade alcançado, e com uma análise detalhada de cada grupo de requisitos, consegue-se identificar as eventuais lacunas que a organização apresenta e, assim, propor medidas e ações conducentes a uma melhoria da gestão dos ativos físicos.
- Magnetómetro 3D em sistema de mapeamento : caraterização, integração e testesPublication . Rodrigues, Valter André Silva; Niehus, ManfredNeste projecto é caraterizado, integrado e testado um magnetómetro 3D em sistema de mapeamento, com a finalidade de ser utilizado em mapeamentos de áreas terrestres. O sistema desenvolvido é independente, podendo ser utilizado em mapeamentos manuais ou acoplado a dispositivos específicos de medida. É utilizado hardware comercial de baixa e média gamas obtendo desta forma um produto final versátil, preciso, modular e de custo reduzido. Todo o software desenvolvido tem por base ser open source, evitando assim a necessidade de licenças ou outros compromissos na execução do trabalho. É feito o estudo comparativo entre diversos processos de calibração, que garantem a inexistência de distorções e erros de instrumentação nos valores obtidos através do magnetómetro. Para além disso, de forma a garantir que todos os desenvolvimentos e processos utilizados são bem implementados procede-se ao teste e comparação entre os valores medidos pelo sistema desenvolvido e os valores medidos por um magnetómetro de césio. Obtém-se uma boa correlação, ligeiramente limitada pelo facto de a precisão do sistema desenvolvido não ser tão elevada quanto a do magnetómetro de césio utilizado. Posteriormente, são feitos mapeamentos de áreas terrestres onde é introduzida uma anomalia, neste caso concreto um carro, de forma a se poder aferir a capacidade do sistema para caracterizar a mesma. São obtidos resultados onde se detecta claramente a anomalia e são medidos os valores máximos dessa alteração do campo magnético que são próximos de 1,5 microTesla em mapeamentos manuais a uma altitude de um metro e de aproximadamente 0,7 microTesla em mapeamentos aéreos com drone a uma altitude de seis metros, sendo que o campo regional para o local de medida tem um valor médio de aproximadamente 43,8 microTesla. Antes de se utilizar o drone é verificada a possibilidade de este introduzir interferências nos valores medidos e também são planeadas e simuladas a missões a realizar por este.
- Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de TeatroPublication . Durão, Rita Maria Bandeira Afonso; Falcão, MiguelEsta dissertação tem como ponto de partida a 1ª Conferência Mundial de Educação Artística (CMEA), realizada em Portugal, em março de 2006, numa parceria com a UNESCO. A conferência pretendeu constituir-se como um referencial de boas práticas para a Educação Artística (EA) a nível internacional, de modo a inspirar planos de ação nacionais. Com este estudo pretendemos contribuir para a análise dos possíveis impactos da mesma na década seguinte à sua realização. O desenho da investigação integra-se numa abordagem qualitativa e no paradigma interpretativo, decorrendo da pergunta de partida: em que medida, na última década, os princípios e as recomendações da CMEA têm influenciado o rumo da EA em Portugal, em particular quanto ao perfil do professor de Teatro?. Estabelecemos como objetivos gerais: i) perceber como são analisados, dez anos depois, por diferentes agentes educativos e artísticos, os efeitos, em particular no âmbito do Teatro na Educação, da realização da CMEA em Portugal; ii) perspetivar como a EA é hoje dimensionada por diferentes agentes educativos e artísticos, a partir da análise que fazem das políticas de Educação e de Cultura e das práticas, em particular no campo do Teatro na Educação, em contexto formal; iii) compreender em que medida, a nível nacional, as políticas de Educação contemplam o enquadramento do artista e se estas podem influenciar as possibilidades de ação, em contexto formal escolar. Trata-se de um estudo exploratório que recorre a técnicas de recolha e tratamento documental, bem como de observação não participante, em particular através de entrevistas semi-diretivas a agentes educativos e artísticos, submetidas a análise de conteúdo. As conclusões deste estudo apontam para a importância reconhecida à realização desta conferência e aos seus efeitos imediatos e compromissos políticos, como a organização em 2007, no Porto, da 1ª Conferência Nacional de Educação Artística (CNEA). No entanto, os resultados obtidos, sobretudo a partir das reflexões e das opiniões dos entrevistados, parecem mostrar que prevalece o desconhecimento ou o fraco interesse generalizado sobre a relação entre Arte e Educação, o que dificulta ou inviabiliza a operacionalização de muitas das recomendações emanadas de iniciativas como a CMEA ou a CNEA, desde a presença mais definida da EA na escola ao perfil do professor de Teatro e à possível colaboração do artista na educação formal.