Repository logo
 
Publication

Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais

dc.contributor.advisorAlmeida, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorGomes, Joana Filipa Vilar
dc.date.accessioned2019-05-02T12:52:13Z
dc.date.available2019-05-02T12:52:13Z
dc.date.issued2018-12-09
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociaispt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação teve por objetivo verificar como se posicionava um grupo de 201 alunos do 6.º ano de escolaridade acerca de um conjunto de dilemas ecológicos envolvendo animais. O seu posicionamento foi enquadrado à luz das três principais perspetivas da ética ambiental – o antropocentrismo, o biocentrismo e o ecocentrismo. Inesperadamente confrontados com situações sobre as quais, provavelmente, nunca teriam refletido, os alunos posicionaram-se, de forma geral, no biocentrismo, defendendo os direitos e integridade dos animais. Contudo, em situações em que o ser humano se poderia ver afetado negativamente em prol da sobrevivência e bem-estar dos animais, constatou-se uma maior ambiguidade nas suas respostas, contribuindo para um posicionamento mais antropocêntrico. Por fim, já em situações em que fauna e flora se poderiam ver afetadas pela presença de uma espécie específica, alguns alunos revelaram uma consciência ambiental superior à empatia para com os animais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The current dissertation had the objective of verifying how a group of 201 students from the 6th Year of Basic Education would position themselves about some ecological dilemmas involving animals. Their opinions were analysed focusing the three main theories on environmental ethics – anthropocentrism, biocentrism and ecocentrism. Unexpectedly confronted with situations they would have probably never reflected upon, the students generally positioned themselves in biocentrism, defending the rights and integrity of animals. However, in situations where the human being may be adversely affected on behalf of the survival and well-being of the animals, a greater ambiguity was found in their responses, contributing to a more anthropocentric positioning. At last, in situations where fauna and flora may be affected by the presence of a species, some students revealed an environmental awareness superior to the empathy towards animals.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGomes, J. F. V. (2018). Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9915pt_PT
dc.identifier.tid202207641
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9915
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAntropocentrismopt_PT
dc.subjectBiocentrismopt_PT
dc.subjectEcocentrismopt_PT
dc.subjectDilemas éticospt_PT
dc.subjectAprendizagens transversaispt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectAnthropocentrismpt_PT
dc.subjectBiocentrismpt_PT
dc.subjectEcocentrismpt_PT
dc.subjectEthical dilemmaspt_PT
dc.subjectTransversal learningpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.titlePosicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDidáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, C.Naturais e Sociais

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Joana Dissertação_Mestrado em Didáticas Integradas.pdf
Size:
2.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: