Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Esta dissertação teve por objetivo verificar como se posicionava um grupo de 201 alunos do 6.º ano de escolaridade acerca de um conjunto de dilemas ecológicos envolvendo animais. O seu posicionamento foi enquadrado à luz das três principais perspetivas da ética ambiental – o antropocentrismo, o biocentrismo e o ecocentrismo. Inesperadamente confrontados com situações sobre as quais, provavelmente, nunca teriam refletido, os alunos posicionaram-se, de forma geral, no biocentrismo, defendendo os direitos e integridade dos animais. Contudo, em situações em que o ser humano se poderia ver afetado negativamente em prol da sobrevivência e bem-estar dos animais, constatou-se uma maior ambiguidade nas suas respostas, contribuindo para um posicionamento mais antropocêntrico. Por fim, já em situações em que fauna e flora se poderiam ver afetadas pela presença de uma espécie específica, alguns alunos revelaram uma consciência ambiental superior à empatia para com os animais.
ABSTRACT The current dissertation had the objective of verifying how a group of 201 students from the 6th Year of Basic Education would position themselves about some ecological dilemmas involving animals. Their opinions were analysed focusing the three main theories on environmental ethics – anthropocentrism, biocentrism and ecocentrism. Unexpectedly confronted with situations they would have probably never reflected upon, the students generally positioned themselves in biocentrism, defending the rights and integrity of animals. However, in situations where the human being may be adversely affected on behalf of the survival and well-being of the animals, a greater ambiguity was found in their responses, contributing to a more anthropocentric positioning. At last, in situations where fauna and flora may be affected by the presence of a species, some students revealed an environmental awareness superior to the empathy towards animals.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais

Keywords

Antropocentrismo Biocentrismo Ecocentrismo Dilemas éticos Aprendizagens transversais Ensino básico Anthropocentrism Biocentrism Ecocentrism Ethical dilemmas Transversal learning Basic education

Citation

Gomes, J. F. V. (2018). Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9915

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue