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Estudo anual e análise psicossocial da publicidade em 2003

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2021-01-26T11:22:04Z
dc.date.available2021-01-26T11:22:04Z
dc.date.issued2003-12-31
dc.description.abstractPretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análise das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar as conformidades, ou não, em relação aos códigos legais aplicáveis. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 533 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 178 horas de rádio; à consulta de 669 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 1034 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 220 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 52 temas objecto de análise, foram recolhidas 3610 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 138 folhetos. Foram também visionados 122 programas televisivos, de onde se aferiram 1040 patrocínios televisivos, 146 formas de product placement e 326 auto-promoções. Este trabalho de recolha de informação resultou na constituição de várias bases de dados de mensagens devidamente analisadas e classificadas que permitiram a elaboração deste relatório.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F. & Veríssimo, J. (2003). Estudo anual e análise psicossocial da publicidade em 2003. Observatório da Publicidade.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12694
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherObservatório da Publicidadept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAnálise psicossocialpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectLegislação da publicidadept_PT
dc.subjectMeios da publicidadept_PT
dc.subjectFolhetos publicitáriospt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectTelevendaspt_PT
dc.subjectPublicidade televisivapt_PT
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleEstudo anual e análise psicossocial da publicidade em 2003pt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlace[Lisboa]pt_PT
oaire.citation.titleEstudo anual e análise psicossocial da publicidade em 2003pt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

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2003-ESTUDO ANUAL E ANÁLISE PSICOSSOCIAL DA PUBLICIDADE.pdf
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