Repository logo
 
Publication

Contributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento de volume, numa turma de 6.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorBrunheira, Linapt_PT
dc.contributor.authorLopes, Ana Sofia Marques Azeitona
dc.date.accessioned2024-11-14T11:31:24Z
dc.date.available2024-11-14T11:31:24Z
dc.date.issued2024-07-26
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Este integra a descrição, análise e reflexão da prática pedagógica de ensino supervisionada vivenciada em 1.º e em 2.º CEB, bem como a investigação realizada com uma turma de 6.º ano do 2.º CEB, no contexto de uma escola pública em Sintra. O objetivo geral da investigação é verificar quais os contributos de uma trajetória de aprendizagem que valoriza a compreensão do conceito de volume pelos alunos. Surge então como como questão de investigação “Quais os contributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento da grandeza volume?” e, como questões secundárias definiu-se: i) “Que aprendizagens os alunos evidenciam do ponto de vista do conhecimento conceptual e do conhecimento procedimental?” e ii) “Quais as maiores dificuldades que os alunos apresentam na compreensão do conceito de volume?”. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativa, com um design específico de Investigação-Ação, que recorre a uma análise profunda das estratégias de resolução e do raciocínio demonstrado pelos alunos. Para recolha de dados foram utilizados diversos instrumentos, como gravações de áudio do grupo de alunos selecionado, em ambiente de sala de aula, registo de observações sobre o seu desempenho e análise dos documentos por eles produzidos. Para análise de dados realizou-se análise de conteúdo, sendo os mesmos categorizados e interpretados. Os resultados obtidos ao longo da prática pedagógica evidenciam a apropriação do conceito de volume e o desenvolvimento do conhecimento conceptual desta grandeza.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed as part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, which integrates the curriculum of the Master’s in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of 2nd Cycle of Basic Education. The report integrates the description, analysis, and reflection of the supervised teaching practice in 1st and 2nd cycles, as well as the investigation led on a 6 class grade, within the scope of a public school in Sintra. The general objective of the research is to verify the contributions of a learning trajectory that values the understanding of the concept of volume by students. This leads to the research question, "What are the contributions of a learning trajectory aimed at developing the conceptual knowledge of Volume?" and, as secondary questions, it was defined: i) "What learnings do students show from the perspective of conceptual knowledge and procedural knowledge?" and ii) "What are the major difficulties that students face in understanding the concept of volume?". The study follows a qualitative methodology, with a specific Action-Research study design, which relies on a deep analysis of the problem-solving strategies and reasoning demonstrated by the students. For data collection, various instruments were used, such as audio recordings of the selected group of students in a classroom environment, observations of their performance, and analysis of the documents they produced. For data analysis, content analysis was conducted, with the data being categorized and interpreted. The results obtained throughout the pedagogical practice highlight the appropriation of the concept of volume and the development of the conceptual knowledge of this magnitude.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLopes, A. S. M. (2024). Contributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento de volume, numa turma de 6.º Ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17907pt_PT
dc.identifier.tid203718496
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17907
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectVolumept_PT
dc.subjectConhecimento conceptualpt_PT
dc.subjectConhecimento procedimentalpt_PT
dc.subjectTrajetória de aprendizagempt_PT
dc.subject2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectConceptual Knowledgept_PT
dc.subjectProcedural Knowledgept_PT
dc.subjectLearning Trajectorypt_PT
dc.subject2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.titleContributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento de volume, numa turma de 6.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RFinal_SofiaAzeitona.pdf
Size:
7.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: