Repository logo
 
Publication

A expressão dramática como meio facilitador da socialização de crianças com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorMadureira, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorRamos, Catarina Isabel Vaz
dc.date.accessioned2015-09-30T13:25:12Z
dc.date.available2015-09-30T13:25:12Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especialpt_PT
dc.description.abstractEste Projeto de Intervenção incidiu no estudo de três crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma das três crianças tem Perturbação do Espetro do Autismo e as outras duas crianças têm Síndrome de Charge. Estas crianças foram observadas em diferentes contextos, nomeadamente: sala de Educação Especial, sala de aula e ATL., e, a problemática comum observada foi dificuldade na socialização. Uma vez que a Expressão Dramática é uma atividade que ajuda a desenvolver várias competências, pretendeu-se com este Projeto saber se através desta atividade, estas mesmas crianças iriam ou não melhorar os seus comportamentos sociorrelacionais e, neste sentido, melhorar a socialização. Para verificar se houve ou não melhorias nos comportamentos sociorrelacionais das crianças participantes deste Projeto, foi elaborada uma checklist. Esta foi aplicada durante a implementação e no final do Projeto. Os resultados do estudo sugerem que, a Expressão Dramática é uma mais valia para o desenvolvimento da socialização das crianças com NEE.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This Intervention Project, focused on a case study of three children of the 1st cycle of basic education. One of the three children has Autism Spectrum Disorders and the other two children have Charge Syndrome. These children were observed in different contexts, namely: Special Education room, classroom and ATL, and the common problems observed in these children it was difficulty in socializing. Since the Dramatic Expression is an activity that helps develop various skills, it was intended with this project whether through this activity, these children would not or improve their socio- relational behaviors and in this regard improve socialization. To check whether or not improvements in socio- relational behaviors of children participating in this project, we created a checklist. This was applied during the implementation of the Project. It is therefore concluded that the Dramatic Expression, is an asset for the development of socialization of children with Special Educational Needs.en
dc.identifier.citationRamos, C. I. V.. (2015). A expressão dramática como meio facilitador da socialização de crianças com necessidades educativas especiais [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboapt_PT
dc.identifier.tid201362465pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5230
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.subjectExpressão dramáticapt_PT
dc.subjectPerturbação do espetro do autismopt_PT
dc.subjectSíndrome de chargept_PT
dc.subjectSpecial educational needsen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectSocializationen
dc.subjectDramatic expressionen
dc.subjectAutismen
dc.subjectCharge syndromeen
dc.titleA expressão dramática como meio facilitador da socialização de crianças com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Expressão Dramática como meio facilitador da Socialização de crianças com Necessidades Educativas Especiais.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: