Repository logo
 
Publication

Consumo e auto-estima

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorD’Souza, Clare
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.date.accessioned2019-10-22T14:30:33Z
dc.date.available2019-10-22T14:30:33Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractEste trabalho insere-se no âmbito de um projecto de investigação internacional, tendo como principal finalidade estudar e analisar o impacto que os comportamentos de compra exercem na construção do self e se estes são passíveis de explicar algumas dimensões da auto-estima. Para o efeito, e tendo por base o instrumento desenvolvido por Quintanilla, Dittmar e Luna-Arocas (2000), foi levado a cabo um estudo empírico junto de 331 estudantes universitários, 229 em Portugal e 101 na Austrália. Os dados foram analisados em termos quantitativos e qualitativos, recorrendo-se às estatísticas descritivas e multivariadas. Para além disso, realizaram-se análises de conteúdo, procedendo- se a uma categorização prototípica e subsequente análise de semelhanças e lexicográfica. Considerando as discrepâncias do self nas suas mais diversas dimensões, podemos concluir que esta população possui alguns problemas de auto estima, nomeadamente nas suas dimensões físicas, emocionais e económicas, procurando encontrar em distintos e específicos comportamentos de compra uma possível solução para colmatar tais dissonâncias.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The aim of this research is to identify the link between consumer behavior and the Self and specifically the self esteem in a cross cultural analyze. To this research we utilized a scale developed by Quintanilla, Dittmar e Luna- Arocas (2000) and a sample of 331 students, 229 in Portugal and 101 in Australia. The data was analysed in a quantitative way through descriptive statistics and a qualitative way through content analysis with a prototypic categorization and a similarity analyse to identify the connected graph. When we consider the main discrepancies of the Self – on a dimensional approach, we can assume that this population carries some self esteem problems, particularly regarding the physical, emotional and economical dimensions and the results show us a strong link between these problems and a specific and distinctive consumer’s behaviour to solve the gaps.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta Pereira, F., D’Souza, C., & Miranda, S. (2005). Consumo e auto-estima. Comunicação Pública, 1(1), 135-157.pt_PT
dc.identifier.issn1646-1479
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10602
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSelfpt_PT
dc.subjectAuto-estimapt_PT
dc.subjectConsumo impulsivopt_PT
dc.subjectConsumo excessivopt_PT
dc.subjectConsumo de prestígiopt_PT
dc.subjectPossessões e materialismopt_PT
dc.subjectSelf esteemen
dc.subjectImpulsive consumeen
dc.subjectExcessive consumeen
dc.subjectPrestige consumeen
dc.subjectPossessions and materialismen
dc.titleConsumo e auto-estimapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage157pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
oaire.citation.titleComunicação Públicapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Consumo e auto estima-CP01.pdf
Size:
433.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections