Repository logo
 
Publication

A importância da memorização nos primeiros anos de aprendizagem no instrumento: exercícios lúdico-didáticos destinados à classe de iniciação de violoncelo da Academia de Música de Santa Cecília

dc.contributor.advisorVital, Clélia
dc.contributor.advisorMarques, Ana
dc.contributor.authorBarbosa, Bárbara Duarte Pinto
dc.date.accessioned2019-01-16T16:49:52Z
dc.date.available2019-01-16T16:49:52Z
dc.date.issued2015-08
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - Descrição do estágio curricular supervisionado de ensino de violoncelo, realizado no ano lectivo de 2013-2014 na Academia de Música de Santa Cecília (AMSC) em Lisboa, sob orientação da Professora Clélia Vital, tendo como Professor Cooperante a Professora Ana Marques, para conclusão do Mestrado em Ensino da Música. Descrição do contexto e caracterização do estabelecimento de ensino (AMSC); descrição da actividade pedagógica com 3 alunos seleccionados para o estágio com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos; apresentação de conclusões sobre a importância da relação e inter-relação professor/aluno; análise crítica da prática docente e avaliação dos ajustamentos introduzidos no método, em resultado do estágio.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - Descrição do processo de investigação sobre a importância da memorização nos primeiros anos de aprendizagem de um instrumento, através da aplicação de 8 exercícios lúdico-didácticos criados para os alunos da classe de iniciação ao violoncelo da Academia de Música de Santa Cecília. Enquadramento teórico descrevendo a evolução da investigação científica na área da Psicologia sobre a memória, dos finais do século XIX aos nossos dias. Modelos de Memória de Waugh e Norman, Atkinson e Shiffrin, Tulving, Baddeley e Hitch. Principais tipos de memória. Fundamentação da oportunidade da realização da investigação, pela escassez de estudos sobre a memorização e o processo de aprendizagem de um instrumento que não seja o piano. Objectivos e contextualização da investigação. Metodologia da Investigação, utilizando o Modelo de Kemmis de Investigação-Acção. Exemplificação dos 8 exercícios lúdico-didácticos através de uma melodia simples (Deutscher Tanz Nr. 2 F-Dur KV600, Mozart), descrição do processo e dos critérios de identificação de erros. Apresentação dos quadros de registo de erros dos 5 alunos escolhidos. Avaliação dos resultados e conclusões sobre a eficácia dos exercícios lúdico-didácticos e a importância da repetição.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - Supervised Traineeship Report of cello teaching, undertaken in 2013-2014 academic year at the Academia de Música de Santa Cecília (AMSC) in Lisbon, under the guidance of Professor Clélia Vital, and the Professor Ana Marques as Cooperating Teacher, for the Master of Music Education achievement. Context and characterization of the Music Academy (AMSC); description of the educational activity with 3 selected students aged from 9 to 14 years; conclusions about the importance of the relationship and interrelationship between teacher and student; critical analysis of teaching practice and evaluation of the adjustments introduced into the method as a result of the traineeship.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - Description of the research process about the importance of memory in the beginning stages of learning a musical instrument, using 8 playful didactic exercises written for the initiation cello class students at Academia de Música de Santa Cecília (AMSC) in Lisbon. Theoretical framework describing the evolution of scientific research in psychology on memory from the late nineteenth century to the present day. Waugh and Norman, Atkinson and Shiffrin, Tulving, Baddeley and Hitch Models. Main types of memory. Basis for the research opportunity, due to the lack of studies on memorization and learning process of an instrument other than the piano. Objectives and context of the research. Research methodology, using the Kemmis's Action Research Model. Exemplification of the 8 “playful didactic exercises” through a simple melody (Deutscher Tanz Nr. 2 F-Dur KV600, Mozart), description of the research process and error detection criteria. Error tables of the 5 chosen students. Results and conclusions about the efficiency of the exercises and the importance of repetition.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201706725
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9330
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectExercício de memorizaçãopt_PT
dc.subjectRepetiçãopt_PT
dc.subjectIniciaçãopt_PT
dc.subjectVioloncelopt_PT
dc.subjectMemorypt_PT
dc.subjectMemory exercisept_PT
dc.subjectRepetitionpt_PT
dc.subjectInitiationpt_PT
dc.subjectCellopt_PT
dc.titleA importância da memorização nos primeiros anos de aprendizagem no instrumento: exercícios lúdico-didáticos destinados à classe de iniciação de violoncelo da Academia de Música de Santa Cecíliapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA importância da memorização nos primeiros anos de aprendizagem no instrumento: exercícios lúdico-didáticos destinados à classe de iniciação de violoncelo da Academia de Música de Santa Cecíliapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Bárbara_Duarte_Relatório_de_Estágio_COMPLETO_22-12-2015.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: