Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
246.63 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo, os autores apresentam os fundamentos, os procedimentos
e os resultados de uma pesquisa sobre compreensão leitora,
com apoio teórico em estudos psicolinguísticos que a associam a atividades
inferenciais (Kintsch, 1998; Giasson 2000; Graesser, Singer e
Trabasso, 1994; Vidal-Abarca e Rico, 2003). Teve como objetivo examinar
a compreensão leitora de alunos brasileiros em suas relações com
o nível de escolaridade, o tipo de tarefa e o nível inferencial de cada
questão. Os sujeitos da pesquisa foram 42 alunos do 4º ano do Ensino
Fundamental e 50 do 5º ano, de uma escola pública da cidade de Porto
Alegre (RS/Brasil). A coleta de dados foi realizada utilizando três tipos
de tarefas – Questionário, Verdadeiro ou Falso e Múltipla Escolha, com
correspondência das questões entre os conteúdos e os níveis inferenciais.
Desse modo, cada sujeito respondeu a uma tarefa apenas, sendo
essa distribuição realizada aleatoriamente em cada turma de alunos.
Os dados coletados foram categorizados e tratados estatisticamente
por meio da análise de variância (ANOVA) de dupla classificação (Two-way ANOVA), possibilitando a obtenção dos seguintes resultados: a)
com relação ao nível de escolaridade, verifi ou-se diferença signific -
tiva no desempenho em compreensão leitora dos grupos investigados;
b) com relação ao tipo de tarefa, em ambos os anos escolares, a tarefa
Verdadeiro ou Falso foi a que apresentou as menores médias. A tarefa
Questionário, por sua vez, obteve as médias mais elevadas, enquanto
a tarefa Múltipla Escolha apresentou médias intermediárias; e c) com
relação ao nível inferencial das questões, observou-se que nos dois
grupos as respostas corretas tenderam a diminuir conforme aumentou
o nível inferencial da pergunta.
Description
Keywords
Compreensão da leitura Alunos Brasil
Citation
Pereira, V., Baretta, D., Valente, P. (2020) A compreensão leitora de alunos brasileiros: uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (151-171) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa