Publication
A compreensão leitora de alunos brasileiros: uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões
dc.contributor.author | Pereira, Vera | |
dc.contributor.author | Baretta, Danielle | |
dc.contributor.author | Valente, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T14:26:23Z | |
dc.date.available | 2020-07-24T14:26:23Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, os autores apresentam os fundamentos, os procedimentos e os resultados de uma pesquisa sobre compreensão leitora, com apoio teórico em estudos psicolinguísticos que a associam a atividades inferenciais (Kintsch, 1998; Giasson 2000; Graesser, Singer e Trabasso, 1994; Vidal-Abarca e Rico, 2003). Teve como objetivo examinar a compreensão leitora de alunos brasileiros em suas relações com o nível de escolaridade, o tipo de tarefa e o nível inferencial de cada questão. Os sujeitos da pesquisa foram 42 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e 50 do 5º ano, de uma escola pública da cidade de Porto Alegre (RS/Brasil). A coleta de dados foi realizada utilizando três tipos de tarefas – Questionário, Verdadeiro ou Falso e Múltipla Escolha, com correspondência das questões entre os conteúdos e os níveis inferenciais. Desse modo, cada sujeito respondeu a uma tarefa apenas, sendo essa distribuição realizada aleatoriamente em cada turma de alunos. Os dados coletados foram categorizados e tratados estatisticamente por meio da análise de variância (ANOVA) de dupla classificação (Two-way ANOVA), possibilitando a obtenção dos seguintes resultados: a) com relação ao nível de escolaridade, verifi ou-se diferença signific - tiva no desempenho em compreensão leitora dos grupos investigados; b) com relação ao tipo de tarefa, em ambos os anos escolares, a tarefa Verdadeiro ou Falso foi a que apresentou as menores médias. A tarefa Questionário, por sua vez, obteve as médias mais elevadas, enquanto a tarefa Múltipla Escolha apresentou médias intermediárias; e c) com relação ao nível inferencial das questões, observou-se que nos dois grupos as respostas corretas tenderam a diminuir conforme aumentou o nível inferencial da pergunta. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, V., Baretta, D., Valente, P. (2020) A compreensão leitora de alunos brasileiros: uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (151-171) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.087 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-11-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12086 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Compreensão da leitura | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.title | A compreensão leitora de alunos brasileiros: uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 171 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 151 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigação e Práticas em Leitura | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A compreensão leitora de alunos brasileirosInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
- Size:
- 246.63 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format