Repository logo
 
Publication

A compreensão leitora de alunos brasileiros: uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões

dc.contributor.authorPereira, Vera
dc.contributor.authorBaretta, Danielle
dc.contributor.authorValente, Patrícia
dc.date.accessioned2020-07-24T14:26:23Z
dc.date.available2020-07-24T14:26:23Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNeste artigo, os autores apresentam os fundamentos, os procedimentos e os resultados de uma pesquisa sobre compreensão leitora, com apoio teórico em estudos psicolinguísticos que a associam a atividades inferenciais (Kintsch, 1998; Giasson 2000; Graesser, Singer e Trabasso, 1994; Vidal-Abarca e Rico, 2003). Teve como objetivo examinar a compreensão leitora de alunos brasileiros em suas relações com o nível de escolaridade, o tipo de tarefa e o nível inferencial de cada questão. Os sujeitos da pesquisa foram 42 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e 50 do 5º ano, de uma escola pública da cidade de Porto Alegre (RS/Brasil). A coleta de dados foi realizada utilizando três tipos de tarefas – Questionário, Verdadeiro ou Falso e Múltipla Escolha, com correspondência das questões entre os conteúdos e os níveis inferenciais. Desse modo, cada sujeito respondeu a uma tarefa apenas, sendo essa distribuição realizada aleatoriamente em cada turma de alunos. Os dados coletados foram categorizados e tratados estatisticamente por meio da análise de variância (ANOVA) de dupla classificação (Two-way ANOVA), possibilitando a obtenção dos seguintes resultados: a) com relação ao nível de escolaridade, verifi ou-se diferença signific - tiva no desempenho em compreensão leitora dos grupos investigados; b) com relação ao tipo de tarefa, em ambos os anos escolares, a tarefa Verdadeiro ou Falso foi a que apresentou as menores médias. A tarefa Questionário, por sua vez, obteve as médias mais elevadas, enquanto a tarefa Múltipla Escolha apresentou médias intermediárias; e c) com relação ao nível inferencial das questões, observou-se que nos dois grupos as respostas corretas tenderam a diminuir conforme aumentou o nível inferencial da pergunta.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, V., Baretta, D., Valente, P. (2020) A compreensão leitora de alunos brasileiros: uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (151-171) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.087pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-11-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12086
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompreensão da leiturapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.titleA compreensão leitora de alunos brasileiros: uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questõespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage171pt_PT
oaire.citation.startPage151pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e Práticas em Leiturapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A compreensão leitora de alunos brasileirosInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
Size:
246.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format