Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Mestrado MJMartins 2011651.pdf23.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - Ser professor é, nos dias de hoje, um desafio crescente. Não envolve só a dimensão cognitiva da aprendizagem, mas também aspetos emocionais, afetivos, psicossociais. A formação contínua nesta profissão em concreto é e deve ser uma realidade. Este é um ponto fulcral para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências, capacidades e aptidões que o professor deve valorizar a cada momento. Ingressar neste Mestrado em Ensino de Formação Musical tornou possível esse enriquecimento, não só ao nível dos conhecimentos que fundam a disciplina de Formação Musical nos seus vários níveis de aprendizagem e aquisição de conhecimentos, mas também numa orientação mais precisa e rigorosa sobre o que ensinar e como ensinar. A Prática Pedagógica foi, assim, a par das Unidades Curriculares de pedagogia da música, didática, psicopedagogia e Formação Musical, uma parte do Mestrado que tornou possível, não só colocar em prática conhecimentos, pedagogias e estratégias que tinham sido estudadas, como também, e não menos importante, de, através da observação de aulas gravadas, desenvolver um sentido crítico relativamente ao desempenho em sala de aula, focando-se na gestão do tempo, do espaço e dos recursos utilizados; na adequação técnica, musical/estilística e pedagógica das intervenções realizadas com as turmas que participaram, ao longo de um ano letivo completo, neste percurso único de desenvolvimento pessoal e profissional.
Resumo II - Este trabalho de pesquisa tem como objetivo o estudo exploratório das práticas e atitudes preconizadas por professores do ensino especializado que lecionam as disciplinas de Iniciação Musical e de Coro Infantil, no ensino-aprendizagem de uma canção. Propõe-se: (1) descrever e enquadrar a(s) metodologia(s) do professor quanto à forma como elabora as estratégias de ensino de uma canção na disciplina de Iniciação Musical e na disciplina de Coro Infantil e quais os objetivos que presidem a essas estratégias (objetivos performativos versus objetivos formativos); (2) analisar a organização e gestão do tempo pelo professor no ensino de uma canção na disciplina de Iniciação Musical e na disciplina de Coro Infantil; (3) verificar qual a importância que o professor atribui à afinação dos alunos na disciplina de Iniciação Musical e na disciplina de Coro Infantil. Foram recolhidos os dados através da aplicação de uma entrevista semiestruturada a dezasseis professores de Iniciação Musical e de Coro Infantil e de observações diretas semiestruturadas (registadas em vídeo) a três professores de Iniciação Musical e três professores de Coro Infantil no ensino-aprendizagem de uma canção escolhida previamente pela investigadora, os quais integraram, também, o grupo de participantes inquiridos. O processo de análise da informação recolhida utilizado foi o processo de análise categorial temática. Dos resultados da análise destacam-se as seguintes conclusões: (1) a mesma metodologia é utilizada tanto pelos professores de Iniciação Musical, quanto pelos professores de Coro Infantil e as estratégias são diversificadas em cada uma das disciplinas; revelaram-se diferenças na concretização de objetivos, isto é, na Iniciação Musical o professor define objetivos maioritariamente formativos e no Coro Infantil o objetivo é de caráter performativo (2) a duração do ensino-aprendizagem de uma canção é maior numa aula de Iniciação Musical e (3) não tem relação direta com a importância que o professor poderá atribuir à afinação.
Abstract I- Being a teacher is, nowadays, a growing challenge. Not only involves the cognitive dimension of learning but also emotional, affective and psychosocial aspects. Continuing training in this profession in particular is and should be a reality. This is a focal point for the development and improvement of skills, capabilities and abilities that the teacher should cherish every moment. Joining this Master of Musical Training School made possible such enrichment, not only at the level of insights that underlie the discipline of Musical Education at its various levels of learning and acquisition of knowledge, but also an orientation more precise and accurate about what to teach and how to teach. The Teaching Practice was thus aware of the courses of music pedagogy, didactics, psycho-pedagogy and Musical Training, part of the Masters that made it possible not only put into practice knowledge, teaching methods and strategies that had been studied, such as also, and no less importantly, through observation of recorded classes, developing a critical sense regarding the performance in the classroom, focusing on time management, space and resources used; in technical, musical / stylistic and educational interventions performed with the groups who participated, over a full school year, this unique journey of personal and professional development.
Abstract II - This research aims to exploratory study of the practices and attitudes advocated by the specialist teachers who teach the disciplines of Music Initiation and Children's Choir, in the teaching-learning of a song. It is proposed: (1) to describe and frame the method(s) of the teacher as to how elaborate the teaching strategies of a song in the discipline of Musical Initiation and Children's Choir and what goals they preside over these strategies (performative goals versus formative objectives); (2) to analyze the organization and management of time by the teacher in teaching a song in the discipline of Musical Initiation and Children's Choir; (3) to verify how important the teacher assigns to the pitch of the students in the discipline of Musical Initiation and Children's Choir. Data were collected using a semi-structured interview to sixteen teachers of Musical Initiation and Children's Choir and semi-structured direct observations (recorded on video) to three teachers of Musical Initiation and three Children's Choir in the teaching-learning a song previously chosen by the researcher, which integrated, too, the group of respondents participating. The analysis of the information collected used process was the categorical thematic analysis. The test results the following conclusions are: (1) the same methodology is used both by teachers of Musical Initiation, as the Children's Choir and strategies are diversified in each of the disciplines; proved differences in the achievement of objectives, that is, the Musical Initiation Professor defines mainly formative objectives and the Children's Choir order is performative character (2) the duration of the teaching and learning of a song is more in a class of Musical Initiation and (3) has no direct relation to the importance that the teacher may assign the pitch.

Description

Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Ensino aprendizagem Canções Prática pedagógica Iniciação musical Coro infantil Afinação Metodologias Teaching and learning Songs Teaching practice Musical initiation Children's choir Pitch Methodologies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License