Repository logo
 
Publication

"Levar a menina": o engagement dos fãs no futebol feminino

dc.contributor.authorGouveia, Célia
dc.contributor.authorDi Fátima, Branco
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.contributor.authorAntunes, Ana Cristina
dc.date.accessioned2021-12-07T10:17:26Z
dc.date.available2021-12-07T10:17:26Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionArtigo baseado na comunicação proferida no VI Congreso Comunicación y Pensamiento “La revolución de los prosumers: Youtubers e instagramers”, Sevilla, España, 28-30 abril 2021pt_PT
dc.description.abstractEsta investigação, baseada numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço mediático e as atletas são tratadas com mais respeito. Porém, a prática discursiva de retratar as mulheres atletas como objetos de humor ainda continua a existir. Em Portugal, o futebol feminino conseguiu um aumento de 181% no número de jogadoras inscritas na federação portuguesa nas últimas dez temporadas. Porém, este aumento exponencial ainda não é compatível com a atenção mediática, mesmo sabendo que os fãs de desporto desenvolvem relacionamentos únicos e envolventes com as diversas modalidades do seu clube, tanto offline como online. Neste sentido, o objetivo desta investigação é apurar a taxa de engamement dos fãs através de uma abordagem comparada às fanpages dos clubes no Facebook, deste evento realizado a 17 de março de 2021, e que pôs frente a frente as representantes do futebol no feminino de dois clubes que vivem uma rivalidade histórica. Os procedimentos metodológicos contemplam a extração automatizada de dados via Facebook Graph API, a partir do ID das contas e das publicações. O dataset apresenta os dados de toda a semana do evento, entre 14 e 21 de março de 2021, totalizando 122 publicações e mais de 635 mil reações. A partir desses dados, são analisados de forma quantitativa: i) o envolvimento dos adeptos com as páginas e posts; ii) o fluxo de publicações dos clubes por dia da semana; e iii) o total acumulado de reações (gostos, partilhas, comentários etc). Em ambos os casos, focou-se numa comparação entre a data do evento e o restante da semana. Procedeu-se ainda, de forma qualitativa, à análise dos comentários diretamente associados à Taça da Liga de Futebol Feminino. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e nuvens de palavras, a partir de 631 comentários de fãs. Os Principais resultados indicam a presença pontual de publicações sobre o evento, com foco na data da final e na preparação das equipas. Os clubes fizeram apenas quatro posts sobre o evento, e a média de reações dos fãs às publicações variou de acordo com o resultado do jogo. O Benfica, vencedor da competição, teve em média mais reações nessas publicações quando comparada com a média do dataset, resultado oposto ao do Sporting. De uma forma geral, os resultados apurados sugerem que o fator determinante para o envolvimento mais acentuado foi o amor à camisola.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGouveia, C., Di Fatima, B., Miranda, S., & Antunes, A. C. (2021). "Levar a menina": O engagement dos fãs no futebol feminino. In J. C. Figuereo Benítez, R. Mancinas Chávez (Coords.), Las redes de la comunicación. Estudios multidisciplinares actuales (pp. 660-878). Dickson. https://hdl.handle.net/11441/127641pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-1377-560-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14040
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherDicksonpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://hdl.handle.net/11441/127641pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSLB-Sport Lisboa e Benficapt_PT
dc.subjectSCP-Sporting Clube de Portugalpt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectFutebol femininopt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.title"Levar a menina": o engagement dos fãs no futebol femininopt_PT
dc.title.alternativeLevar a menina: o engagement dos fãs no futebol femininopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMadrid, Espanhapt_PT
oaire.citation.endPage878pt_PT
oaire.citation.startPage860pt_PT
oaire.citation.titleLas redes de la comunicación. Estudios multidisciplinares actualespt_PT
person.familyNameGouveia
person.familyNameDi Fátima
person.familyNameLopes Miranda
person.familyNameCoelho Antunes
person.givenNameCélia
person.givenNameBranco
person.givenNameSandra Marisa
person.givenNameAna Cristina
person.identifier.ciencia-id8515-4983-A361
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.ciencia-id2D13-2F76-689F
person.identifier.orcid0000-0001-5721-8922
person.identifier.orcid0000-0001-6981-7228
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
person.identifier.orcid0000-0001-8983-2062
person.identifier.scopus-author-id57202535132
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcc9b4887-51ea-4b66-9a35-eac38756ce64
relation.isAuthorOfPublication37a7106b-9473-4113-97d7-cf18167c6fdf
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublicationeb47adf1-2379-4d68-9a38-d2d9a19059b9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycc9b4887-51ea-4b66-9a35-eac38756ce64

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Levar a menina - o engagement dos fas no futebol feminino.pdf
Size:
856.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format