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Criação de recursos educativos digitais em contexto de "pandemia covid 19": intervenção no 1.º CEB para o desenvolvimento de competências em português

dc.contributor.advisorCardoso, Adrianapt_PT
dc.contributor.authorBernardes, Anabela de Lemos
dc.date.accessioned2022-03-10T12:20:23Z
dc.date.available2022-03-10T12:20:23Z
dc.date.issued2021-07-26
dc.descriptionProjeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractA “Pandemia Covid 19” chega a Portugal fechando as escolas em 16 de março de 2020 decretando-se o Ensino a Distância (E@D). São difundidas aulas (#Estudoemcasa) para todos os anos do Ensino Básico, através da RTP Memória. Os agrupamentos de escolas empenham-se no ensino remoto de emergência, recorrendo a plataformas como o Teams e o Classroom. Nas aulas síncronas, em sistema on-line, há dificuldades em manter os(as) alunos(as) concentrados(as) e atentos(as), sendo evidente as crescentes disparidades entre estes(as), dado que nem todos(as) dispõem de meios materiais e humanos para aderir a este tipo de ensino. Neste contexto, inicia-se o presente projeto de intervenção cujo objetivo geral é contribuir para a implementação de práticas digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico que visem o desenvolvimento de competências em Português. Em termos mais específicos, pretende-se: criar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º CEB, em situação de ensino remoto de emergência; avaliar a perceção dos docentes que utilizaram os recursos relativamente: (i) ao seu conteúdo; (ii) usabilidade; (iii) integração no contexto de ensino e aprendizagem; (iv) impacto no desenvolvimento de competências dos alunos. O paradigma de investigação é de natureza qualitativa e interpretativa, recorrendo-se, pontualmente, a dados quantitativos. Os instrumentos de recolha de dados foram a análise documental (Blogue: “Desafios do 1.º CEB- Juntos aprendemos mais” e 14 recursos educativos digitais) e o inquérito por questionário aos docentes utilizadores dos recursos criados. Dos resultados, conclui-se que o corpo docente inquirido supera os 30 anos de serviço mas tal não foi impeditivo para o uso dos recursos. Pelos testes realizados, provou-se a utilidade destes, em aulas síncronas e assíncronas. Os inquiridos salientam o desenvolvimento de outras competências, para além das de Português (e.g. TIC e Expressões). O feedback recebido dos alunos foi genericamente muito positivo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The “Covid 19 Pandemic” arrives in Portugal closing the schools in 16-03-2020, leading to the decree of Remote Teaching (E@D). By means of the national TV Channel RTP Memória, classes (#Estudoemcasa) for all Primary Education years were diffused. The school groupings committed to remote emergency teaching, using platforms as the likes of Microsoft Teams and Google Classroom. In the online synchronous classes, there was difficulty in maintaining the students focused, with the growing disparities between them getting clearer, as not all of them had the material and human means to join this type of schooling. In this context, the present investigation project is initiated, with the final objective of contributing to the implementation of digital practices in the 1st Cycle of Primary Education (1.º CEB) for the development of skills in the Portuguese language. In more specific terms, the objectives are: to create digital educational resources for the teaching and learning of Portuguese in the 1st Cycle of Primary Education, in situations of emergency remote teaching; to assess the perception of the teachers that used the resources relatively to: (i) their content, (ii) usability; (iii) integration in the context of teaching and learning; (iv) impact in the development of student skills. The investigation paradigm is of qualitative and interpretative nature, punctually taking usage of quantitative data. The instruments of data gathering were the documental analysis (Blog: “Desafios do 1.º CEB - Juntos aprendemos mais“ and 14 digital educational resources) and the survey answered by the teachers who used the created resources. Of the results, it was possible to conclude that the inquired teachers have more that 30 years of service but that did not impede the usage of the resources. From the conducted tests the utility of these, both in synchronous and asynchronous classes, was proven. The inquired also highlighted the development of other skills beyond Portuguese (as: ICT and Expressions). The students’ feedback was generically very positive.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBernardes, A. L. (2021). Criação de recursos educativos digitais em contexto de "pandemia covid 19": intervenção no 1.º CEB para o desenvolvimento de competências em português (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14437pt_PT
dc.identifier.tid202931579
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14437
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectRecursos educativos digitaispt_PT
dc.subjectTecnologias da Informação e da Comunicaçãopt_PT
dc.subject1st cycle of primary educationpt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.subjectDigital educational resourcespt_PT
dc.subjectInformation and communication technologiespt_PT
dc.titleCriação de recursos educativos digitais em contexto de "pandemia covid 19": intervenção no 1.º CEB para o desenvolvimento de competências em portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDidáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

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