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O grupo nominal como indicador de qualidade textual

dc.contributor.advisorFerreira, Patríciapt_PT
dc.contributor.authorSeabra, Andreia Filipa Narciso
dc.date.accessioned2022-03-11T12:06:14Z
dc.date.available2022-03-11T12:06:14Z
dc.date.issued2021-07-12
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO relatório apresentado é constituído por duas partes correlacionadas: i) descrição, análise crítica e comparativa das práticas desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB e ii) estudo empírico, desenvolvido no 1.º CEB. O estudo empírico decorreu da análise das fragilidades e potencialidades dos alunos, enquadrando-se a temática no projeto de investigação Desenvolvimento e Qualidade textual – O que mudou em duas décadas? (DeQ20). Foi seguido um percurso de investigação-ação, concretizado através de uma diagnose inicial, seguida da operacionalização de uma sequência didática e finalizada por uma avaliação final. A recolha de dados nas várias etapas foi feita através da observação direta e da análise documental. A problemática definida para investigação foi O Grupo Nominal como indicador de qualidade textual, definindo-se como objetivos gerais: A) comparar as produções dos alunos no reconto de “O Pássaro Verde”, de Alice Vieira, com dois corpora (2000 e 2019); B) compreender a viabilidade da aplicação de uma Sequência Didática, como indutor da expansão do grupo nominal; C) desenvolver as competências de produção escrita; D) e caracterizar a qualidade textual das produções dos alunos. Os resultados apontam para a influência da composição dos grupos nominais presentes no texto modelo narrativo na constituição destas estruturas nos recontos feitos pelos alunos, contrastando com os textos descritivos, nos quais, de um modo geral, os grupos nominais foram mais reduzidos e menos ricos. A sequência didática como indutor da expansão e diversificação dos grupos nominais revelou-se adequada, uma vez que, globalmente, se verificou uma maior eficácia descritiva, garantida pela expansão do grupo nominal. Registaram-se progressos na produção escrita, nas etapas de planificação e textualização, ficando o impacto da intervenção sobre a etapa da revisão aquém do esperado. Pode concluir-se que o Grupo Nominal é, de facto, um indicador de qualidade textual, potenciando a eficácia descritiva incluída nas produções textuais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report consists of two correlated parts: i) description, critical and comparative analysis of the practices developed in the 1st and 2nd cycles and ii) empirical study, developed in the 1st cycle. The empirical study resulted from the analysis of the students' weaknesses and potentialities, being the theme framed in the research project Development and Textual Quality - What has changed in two decades? (DeQ20). An action-research path was followed, materialised through an initial diagnosis, followed by the operationalisation of a didactic sequence and finalised by a final assessment. Data collection in the various stages was made through direct observation and document analysis. The defined problematic defined for research was The Nominal Group as an indicator of textual quality, defining as general objectives: A) to compare the students' productions in the retelling of "O Pássaro Verde", by Alice Vieira, with two corpora (2000 and 2019); B) to understand the feasibility of the application of a Didactic Sequence, as an inducer of the expansion of the nominal group; C) to develop written production skills; D) and to characterize the textual quality of the students' productions. The results point to the influence of the composition of the nominal groups present in the narrative model text in the constitution of these structures in the retellings made by the students, contrasting with the descriptive texts, in which, in general, the nominal groups were more reduced and less rich. The didactic sequence as an inducer for the expansion and diversification of nominal groups proved to be appropriate, since, overall, there was greater descriptive efficacy, guaranteed by the expansion of the nominal group. Improvements in writing production regarding planning and textualization stages were recorded, but the impact of the intervention on the revision stage fell short of expectation. It can be concluded that the Nominal Group is, in fact, an indicator of textual quality, enhancing the descriptive efficacy included in textual productions.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSeabra, A. F. N. (2021). O grupo nominal como indicador de qualidade textual (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14440pt_PT
dc.identifier.tid202931692
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14440
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectSequência didácticapt_PT
dc.subjectGrupo nominalpt_PT
dc.subjectQualidade textualpt_PT
dc.subjectInvestigação acçãopt_PT
dc.subjectNominal grouppt_PT
dc.subjectTextual qualitypt_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.subjectDidactic sequencept_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.titleO grupo nominal como indicador de qualidade textualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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