Publication
Rankings de sustentabilidade no ensino superior: o uso do UI Greenmetric no Politécnico de Lisboa
dc.contributor.author | Manteigas, Vítor | |
dc.contributor.author | Silva, Maria João | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Alexandra | |
dc.contributor.author | Seabra, Fernando | |
dc.contributor.author | Monteiro, Ana | |
dc.contributor.author | Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra | |
dc.contributor.author | Silvestre, Cláudia | |
dc.contributor.author | Oliveira, Heitor | |
dc.contributor.author | Raposo, Ana | |
dc.contributor.author | Escudeiro, Maria João | |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T10:48:23Z | |
dc.date.available | 2025-04-15T10:48:23Z | |
dc.date.issued | 2024-11-26 | |
dc.description.abstract | O Politécnico de Lisboa (IPL), instituição de ensino superior constituída por oito Unidades Orgânicas (UO), distribuídas por cinco campi e pelas instalações dos Serviços da Presidência, conta com uma comunidade académica de cerca de quinze mil estudantes, docentes e não docente, definiu a sustentabilidade ambiental como um dos seus eixos estratégicos e assumiu um compromisso com a comunidade académica, no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Com o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade, o IPL tem vindo a participar no UI GreenMetric World University Ranking, um ranking internacional de Instituições de Ensino Superior (IES), que atualmente faz uso de 39 indicadores distribuídos por 6 categorias, nomeadamente: (i) campus e infraestruturas; (ii) energia e alterações climáticas; (iii) resíduos; (iv) água; (v) transportes; e (vi) educação e investigação. Em 2023, e com base nas pontuações em cada uma das categorias, o IPL atingiu a posição 553 de entre um total de 1183 IES oriundas de 84 países. Das múltiplas categorias avaliadas, “resíduos” teve o melhor resultado, com uma pontuação de 1575 em 1800 possíveis (87,50%). Em situação contrária, “campus e infraestruturas” obteve uma pontuação de 550 em 1500 (36,67%), havendo, por isso, uma margem significativa de melhoria associada a esta categoria. Para as restantes categorias, os resultados registaram-se entre os 50% (água) e os 65,28% (transportes e educação e investigação). O resultado alcançado decorreu do trabalho colaborativo e concertado das UO, alicerçado numa visão holística e numa gestão estratégica, associada às múltiplas dimensões da sustentabilidade e com particular enfoque naquilo que tem vindo a ser feito no âmbito dos programas Eco-Escolas e EcoCampus, como sejam, por exemplo: (i) a água, com a distribuição de garrafas reutilizáveis e a promoção do consumo da água de rede pública de abastecimento; (ii) a alimentação, com a realização de eventos de democracia participativa, workshops sobre alimentação saudável e sustentável e a disponibilização de ementas com impacte ambiental reduzido; (iii) a biodiversidade e os espaços verdes, com a plantação de espécies arbóreas, assim como a construção e instalação nos campi, de hotéis de insetos; (iv) a educação, usando os campi como “laboratórios vivos” e com o uso de unidades curriculares para a abordagem às questões da sustentabilidade; (v) a mobilidade, com a promoção do uso da bicicleta pela comunidade académica; e (vi) os resíduos, com a promoção da compostagem e a instalação de ecopontos para a deposição e recolha seletiva de vários fluxos específicos Em conclusão, salienta-se o resultado obtido pelo IPL no UI GreenMetric, figurando na primeira metade da seriação das IES participantes neste ranking. Na comunicação proposta será apresentada a metodologia que garantiu a sistematização da informação necessária para a participação no ranking, assim como serão apresentadas algumas das práticas de sustentabilidade que viabilizaram o desempenho alcançado no UI GreenMetric 2023. Serão igualmente abordados os desafios para o futuro, tendo em conta o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade no IPL. | por |
dc.identifier.citation | Manteigas, V., Silva, M.J., Rodrigues, A., Seabra, F., Monteiro, A., David, A., Silvestre, C., Oliveira, H., Raposo, A. & Escudeiro, M.J. (2024, nov, 26-28). Rankings de sustentabilidade no ensino superior: O uso do UI Greenmetric no Politécnico de Lisboa. Comunicação apresentada na “14.ª Conferência FORGES: Inovação para o desenvolvimento nos países e regiões de língua portuguesa”, Universidade Politécnica de Macau, Macau. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21829 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | FORGES | |
dc.publisher | Universidade Politécnica de Macau | |
dc.relation.hasversion | https://eventos.aforges.org/agenda-eventos/14-a-conferencia-forges/ | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Politécnico de Lisboa | por |
dc.subject | Rankings | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.title | Rankings de sustentabilidade no ensino superior: o uso do UI Greenmetric no Politécnico de Lisboa | por |
dc.type | conference paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2024-11-26 | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Politécnica de Macau, Macau | |
oaire.citation.title | 14.ª Conferência FORGES: Inovação para o desenvolvimento nos países e regiões de língua portuguesa | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
person.familyName | Manteigas | |
person.familyName | Romão Dias de Mendonça David | |
person.familyName | Silvestre | |
person.givenName | Vítor | |
person.givenName | Maria Alexandra | |
person.givenName | Cláudia | |
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